Resumo de Antropologia - Cultura do Centro-Oeste

A cultura do Centro - Oeste recebeu contribuições de todas as regiões do Brasil

A região Centro-Oeste é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. A cultura do Centro-Oeste é extremamente diversa, pois a região concentra um grande número de povos indígenas, além de receber constantemente imigrantes da Bolívia, Paraguai e de outras parte do Brasil.
Contabilizando um total de 14.058.094 de habitantes, segundo dados do IBGE, a diversidade cultural da região Centro-Oeste também se deve a outro fator: o Centro-Oeste faz fronteira com todas as outras partes do Brasil, o que facilita a inserção de culturas da Região Nordeste, Região Sudeste, Região Norte e Sul. 

Festas Populares da Região Centro-Oeste


Procissão do Fogaréu – A festa acontece há mais de 200 anos na cidade de Goiás e é uma das mais tradicionais do Brasil. A festividade faz parte da programação da Igreja Católica e acontece na quarta-feira da Semana Santa. Na Procissão, os fiéis são lembrados sobre a morte de Jesus Cristo através de uma encenação teatral. 

Cavalhada – Essa festa atrai milhares de turistas ao Estado de Goiás e atualmente é a mais conhecida da região. Na cavalhada ocorre uma apresentação teatral ao ar livre que representa uma batalha medieval. Um grupo de cavaleiros vestidos de azul, representando os cristãos, enfrenta um grupo de cavaleiros vestidos de vermelho, representando os mouros. Durante três dias os grupos encenam o combate que termina com a vitória dos cristãos sobre os mouros. A cavalhada é uma das principais atrações da Festa do Divino Pirenópolis.


Outros elementos da cultura do Centro-Oeste

  • Culinária da Região Centro- Oeste


A Região Centro-Oeste é a que mais produz cereais e grãos no Brasil. Com uma agricultura rica no cultivo desses alimentos, é comum que sua gastronomia seja recheada de pratos que têm esses ingredientes como base.


Arroz com pequi – Esse prato é um símbolo da culinária de Goiás. O pequi é uma fruta que normalmente é consumida pura, mas também pode ser cozida ou misturada com frango e arroz. Da fruta também se extrai um óleo utilizado para fabricação de licor.


Empadão goiano – O prato tem sua origem na Europa. O empadão goiano é consumido em Portugal e na Espanha e consiste em uma torta salgada recheada com carne de boi, aves, mariscos ou peixes.


Bolinho de mandioca - É uma iguaria feita a base de farinha de trigo. Ele costuma ser recheado com queijo, carne seca ou carne moída. 


Bolo de arroz – Existe uma grande variedade de bolo de arroz, mas o que é produzido em Cuiabá, no Mato Grosso, leva mandioca, canela, coco, manteiga, açúcar, sal e fermento no seu preparo.

  • Artesanato


A Cultura do Centro-Oeste foi fortemente influenciada pelos indígenas. A região herdou muitas características e hábitos dos nativos. O artesanato é um dos exemplos mais evidentes desse fenômeno. No Centro-Oeste a cerâmica e o entalhe de madeira são muito comuns. Além de fazer os objetos com argila cozida e por meio de escultura, são populares da região as tapeçarias, redes bordadas, produção de objetos com pedras preciosas, prata. 

  • Danças da região


Na cultura do Centro-Oeste as danças representam uma das manifestações culturais mais fortes. Entre as mais conhecidas estão:


Cururu – Essa dança é muito popular na região. O cururu é celebrado de suas formas, apenas dançando ou em forma de desafio. A dança só pode ser feita por homens. Em círculos eles dançam ao som de instrumentos como o ganzá, reco-reco e da viola de cocho. Para o desafio, dois repentistas se revezam na cantoria da viola por um tempo determinado. Geralmente, o cururu é realizado durante as festas do Divino e São Benedito.


Siriri – A dança é muito comum nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao som do mocho, tamboril e do ganzá as pessoas dançam algo semelhante às brincadeiras indígenas. A coreografia do siriri traz uma mensagem de respeito e culto à amizade.

  • Estilo Musical


Rasqueado Cuiabano – Ritmo típico de Cuiabá, em Mato Grosso, é acompanhado por sua dança folclórica. O rasqueado é apresentado em festas juninas e outros manifestações populares.


Guarânia – A guarânia tem origem paraguaia. O ritmo em andamento lento criado por José Asunción influenciou a música sertaneja brasileira. 


Sertanejo – Esse estilo musical originário da região centro-oeste se popularizou pelo Brasil, ganhando força internacionalmente. O gênero, que advém da música caipira, tem forte ligação com movimentos de desbravamentos, como o Bandeirismo.

Voltar

Questões