Áreas de conhecimento
Áreas de Conhecimento em Gerência de Projetos (Concurso Público)
As áreas de conhecimento em Gerência de Projetos, conforme o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), são fundamentais para concursos públicos. Abaixo as 10 áreas principais:
1. Integração
Coordenação de processos como desenvolvimento do termo de abertura, plano de projeto, execução, monitoramento e encerramento.
2. Escopo
Define e controla o trabalho do projeto, incluindo coleta de requisitos, EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e validação de entregas.
3. Cronograma
Planejamento e controle de prazos, com definição de atividades, sequenciamento, estimativas de duração e desenvolvimento do cronograma.
4. Custos
Estimativa, orçamentação e controle de custos, utilizando técnicas como EVA (Earned Value Analysis).
5. Qualidade
Garantia e controle de qualidade, com planejamento, auditorias e ferramentas como diagrama de causa e efeito.
6. Recursos
Gestão de equipe e recursos físicos, incluindo aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de conflitos.
7. Comunicação
Planejamento, distribuição e monitoramento da informação entre stakeholders.
8. Riscos
Identificação, análise qualitativa/quantitativa, planejamento de respostas e monitoramento de riscos.
9. Aquisições
Processos de compra/venda, desde planejamento até encerramento de contratos.
10. Partes Interessadas (Stakeholders)
Identificação, engajamento e gerenciamento das expectativas dos envolvidos no projeto.
Dicas para Concursos
• Foque nos processos de cada área e suas saídas principais.
• Relacione com casos práticos de gerenciamento.
• Estude termos técnicos como linha de base, EAP e EVA.
• Revise as diferenças entre planejar, executar e monitorar/controlar.