Abordagem Neoclássica da Administração
Abordagem Neoclássica da Administração
A Abordagem Neoclássica, também conhecida como Escola Operacional ou Processual, surgiu na década de 1950 como uma releitura dos princípios clássicos da administração, adaptando-os às novas necessidades das organizações. É amplamente cobrada em concursos públicos por sua ênfase na prática gerencial.
Principais Características
- Ênfase nos objetivos e resultados: Foco na eficiência e eficácia organizacional.
- Reafirmação dos princípios clássicos: Revisão das ideias de Taylor, Fayol e Weber com adaptações.
- Teoria das Organizações: Análise da estrutura organizacional e processos administrativos.
- Centralização vs. Descentralização: Discussão sobre a distribuição de autoridade.
Princípios Básicos
- Divisão do trabalho: Especialização para aumentar a eficiência.
- Hierarquia: Cadeia de comando clara.
- Amplitude administrativa: Número ideal de subordinados por supervisor.
- Departamentalização: Agrupamento de atividades por função, produto ou região.
Contribuições para a Administração
- Desenvolvimento de técnicas de gestão como PDCA e Administração por Objetivos (APO).
- Integração de conceitos clássicos com as demandas modernas.
- Foco na tomada de decisões e no processo administrativo (planejar, organizar, dirigir e controlar).
Críticas
- Pouca inovação em relação às teorias clássicas.
- Visão mecanicista em alguns aspectos.
- Não considera suficientemente fatores humanos e ambientais.
Autores Destacados
- Peter Drucker (pai da APO)
- Harold Koontz
- Cyril O'Donnell