Questão 29 do Concurso Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge - MG) - Psicólogo (2016)

Analise o caso a seguir.

O médico da urgência de um posto de saúde encaminhou ao psicólogo da equipe um paciente com a queixa de fortes dores abdominais, sem evidências de gravidade após exames específicos. Ao ser recebido pelo psicólogo, relatou suas dores, com um alto nível de ansiedade e preocupação.

Nesse contexto e considerando o processo psicodiagnóstico com o paciente, devem ser observados os seguintes fatores:

I. Psicológicos e comportamentais que podem afetar negativamente o estado de saúde por interferir em outras condições clínicas.

II. Presença de um distúrbio alimentar causado por não atendimento às necessidades nutricionais básicas.

III. A existência ou não de transtorno relacionado a uso de drogas, considerando álcool, cafeína, cannabis, inalantes, hipnóticos e ansiolíticos ou outras substâncias.

IV. A ocorrência de obnubilação da consciência, alterações da atenção e da cognição que se desenvolveram no decorrer de um curto período de tempo.

V. A existência de sintomas somáticos acompanhados por pensamentos e sentimentos excessivos relacionados a esses sintomas e / ou preocupações associadas com a saúde.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores que devem ser observados nesse caso.

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I, III e V, apenas.
  • C I, II e V, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.