Questão 6 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Juiz Substituto - FGV (2025)

Sandro convenceu seu irmão Zefeu a contrair empréstimo com a instituição financeira Dinheiro Fácil S/A, para que este lhe repassasse o valor disponibilizado, a fim de aplicação em rentável investimento que, então, dividiria com Zefeu. Sucede que, após Zefeu repassar integralmente o valor do mútuo, Sandro desaparece, sem assumir as prestações, tampouco repassar os lucros com o investimento.
Nesse caso, à luz exclusivamente do Código Civil, o contrato de empréstimo é:

  • A nulo, por configurada simulação absoluta;
  • B anulável, por configurado dolo de terceiro;
  • C ineficaz em relação a Zefeu, por configurado dolo de terceiro;
  • D válido e eficaz em relação a Zefeu, ainda que configurado dolo de terceiro, sem prejuízo de que Sandro responda por perdas e danos;
  • E válido e eficaz em relação a Zefeu, ainda que configurada a simulação relativa, sem prejuízo de que Sandro responda por perdas e danos.

Gabarito comentado da Questão 6 - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Juiz Substituto - FGV (2025)

A alternativa correta é D, conforme o gabarito oficial. O contrato de empréstimo entre Zefeu e a instituição financeira Dinheiro Fácil S/A é válido e eficaz, pois não há vício que o invalide em relação às partes contratantes (Zefeu e a financeira). O dolo foi praticado por terceiro (Sandro), o que não afeta a validade do contrato, nos termos do art. 146 do Código Civil, que estabelece que o dolo de terceiro não vicia o negócio jurídico, salvo se houver conivência da outra parte. Zefeu, no e...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium