Questão 34 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção (2021)

Rose pretende doar seu apartamento à sua irmã, reservando para si o usufruto desse imóvel. No cartório, elas informaram algumas disposições que pretendiam fazer constar do usufruto: a possibilidade de a usufrutuária ceder onerosamente o exercício do usufruto a terceiros; a transmissão do usufruto aos seus herdeiros quando do seu falecimento; o prazo de dez anos de duração do usufruto; a possibilidade de a usufrutuária alterar a finalidade residencial do imóvel para nele realizar atividade comercial; a dispensa de a usufrutuária prestar caução.
É inválida a disposição que:

  • A prevê a transmissão do usufruto aos herdeiros em caso de morte da usufrutuária;
  • B permite cessão onerosa do exercício do usufruto;
  • C prevê o prazo de dez anos de duração do usufruto;
  • D permite a alteração da finalidade do imóvel;
  • E dispensa a caução.

Gabarito comentado da Questão 34 - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC) - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção (2021)

A questão aborda o instituto do usufruto, um direito real sobre coisa alheia. A) Correta. O usufruto, conforme a legislação e a doutrina, confere ao usufrutuário o direito de usar e gozar de um bem alheio, com a obrigação de preservá-lo. O usufruto vitalício, que se extingue com a morte do usufrutuário, é uma das formas de sua constituição e impede a transmissão do direito aos herdeiros. B) Incorreta. O usufrutuário não pode alienar o usufruto em si, mas pode ceder o seu exercício, por exempl...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium