Questões de Pedagogia

Limpar Busca

O conceito de interdisciplinaridade é atribuído ao sociólogo alemão Louis Wirth (1897- 1952) que definia a interdisciplinaridade como a qualidade daquilo que é interdisciplinar, e o que é interdisciplinar por aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas”. Sobre a interdisciplinaridade como recurso didático, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Interdisciplinaridade se trata da associação ou a confluência entre duas áreas, tornando-as algo diferente de suas especificidades.
  • B O termo interdisciplinaridade se refere então à relação colaborativa entre duas ou mais áreas do saber.
  • C O termo interdisciplinaridade traduz esse vínculo não apenas entre saberes, mas, principalmente, de um saber com outro saber, ou dos saberes entre si, numa sorte de complementaridade, de cumplicidade solidária, em função da realidade estudada e conhecida.
  • D A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados.
  • E O ensino e a aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar visam aprofundar os conhecimentos a partir daquilo que agrega as áreas de conhecimento, apesar de suas peculiaridades. Não visa à eliminação delas, mas a um redimensionamento e à ampliação de sua função e compreensão, pois os fatos econômicos, políticos, sociais, do senso comum, do campo da educação, da ciência, das artes e tantos outros primariamente podem ocorrer sem formulação disciplinar e somente depois serem levados à sistematização, ou seja, a vida subjaz a todo saber.
Ao pensarmos a educação sob a ótica dos pensadores que discutem a pedagogia do diálogo, é correto afirmar que esta pressupõe
  • A a educação como prática da liberdade.
  • B a educação com ideais conservadores.
  • C a educação somente na perspectiva do ensino-aprendizagem.
  • D a educação como responsabilidade da família.
  • E a educação como prática ideológica.

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

  • A As notas e os conceitos, na avaliação da aprendizagem, expressam exatamente quanto o aluno aprendeu.
  • B As provas, os trabalhos, as maquetes e os seminários não são instrumentos utilizados para aferir a aprendizagem dos alunos.
  • C A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontra o aluno.
  • D A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político-pedagógico e com o plano de aula.
  • E Os processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem no qual se encontram os alunos.

Segundo Aronsom, Wilson e Akert, ao apresentar seus estudos sobre psicologia social, o autoconhecimento é o conteúdo do Eu. E nesse conteúdo estão a percepção dos próprios pensamentos, crenças e traços de personalidade. Para eles, “a ideia de que nos vemos através dos olhos de outras pessoas e que incorporamos suas opiniões ao conceito que fazemos do nosso” é a definição do:

  • A processo de contratransferência.
  • B sentimento de identificação societal.
  • C eu espelhado.
  • D self per si.
  • E selfie imagético.

Quanto mais tecnologias móveis, maior é a necessidade de que o professor planeje quais atividades fazem sentido para a classe, para cada grupo e para cada aluno. As atividades exigem o apoio de materiais bem elaborados. Os conteúdos educacionais – atualizados e atraentes – podem ser muito úteis para que os professores possam selecionar materiais textuais, audiovisuais – impressos e/ou digitais – que sirvam para momentos diferentes do processo educativo para, EXCETO:

  • A Motivar.
  • B Classificar.
  • C Contar histórias.
  • D Orientar atividades.
  • E Organizar roteiros de viagem.