Questão 24 do Concurso Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba - Assistente Social (2015)

Desde os anos 1970, o Serviço Social brasileiro vem construindo um projeto profissional comprometido com os interesses das classes trabalhadoras. Quanto ao projeto ético político da categoria, assinale o item INCORRETO:

  • A O projeto ético político avançou nos anos 80, consolidou-se nos 90 e está em construção, fortemente tensionado pelos rumos neoliberais da sociedade e por uma nova reação conservadora no seio da profissão na década que transcorre.
  • B O avanço do projeto nos anos 80 deveu-se à construção de elementos que o matizaram entre os assistentes sociais, dentre eles, o Código de Ética de 1986.
  • C Os projetos profissionais [inclusive o projeto ético-político do Serviço Social] apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que legitimam a ordem dominante, delimitam e priorizam os objetivos e funções da sociedade burguesa capitalista e, formulam os requisitos (teóricos e, institucionais e práticos) para o seu exercício.
  • D O processo de consolidação do projeto ético político pode ser circunscrito à década de 90 que explicita a maturidade profissional do Serviço Social, através de um escopo significativo de centros de formação que amplificou a produção de conhecimentos entre os assistentes sociais.