Questões de Serviço Social

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Dona Ivone, avó e responsável por 3 alunos matriculados na fictícia escola Dona Carmosina, em atividade coletiva na escola, relatou que, embora tenha trabalhado desde cedo no campo, não conseguiu se aposentar, e hoje sua renda se resume ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o qual mantém as despesas dela e de seus netos. Isso é reflexo da ausência da Política de Previdência Social no campo, que teve como um dos principais motivos

  • A a falta de escolaridade dos trabalhadores rurais.
  • B a ausência de agências do instituto nacional de seguridade social (INSS) no campo.
  • C a inclusão dos trabalhadores rurais tardiamente no sistema previdenciário brasileiro.
  • D a deficiência orçamentária para a previdência social rural.
  • E o desinteresse dos trabalhadores rurais de acessarem o direito social.

O trabalho interprofissional se constitui de uma prática colaborativa e coletiva entre profissionais de diferentes áreas, visando atingir um objetivo comum, o qual pode ser, no âmbito escolar, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), ter “a escola como um espaço de inclusão social”. Nesse sentido, o serviço social poderá trabalhar

  • A diretamente com as organizações existentes, tais como programas sociais de apoio a famílias, programas de educação complementar e conselhos tutelares, conforme indicado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • B indiretamente com as organizações existentes, tais como programas sociais de apoio a famílias, programas de educação complementar e conselhos tutelares, conforme indicado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • C somente com os recursos disponibilizados pela Secretaria ou Departamento de Educação do município.
  • D somente com os profissionais da escola, sem ter contato com os demais profissionais da rede de serviços de proteção social do município.
  • E diretamente e somente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

A pobreza e a extrema pobreza são desafios para vários setores do Estado e da sociedade civil, não ficando a escola isenta de pensar e de articular com a rede formas de enfrentamento da pobreza dos alunos e seus familiares. Considerando o exposto, o combate à pobreza e à extrema pobreza pode colaborar para

  • A uma alimentação saudável.
  • B um melhor desenvolvimento cognitivo.
  • C uma sociabilidade melhorada.
  • D o acesso e a permanência do aluno na escola.
  • E o acesso às tecnologias disponíveis.

A Seguridade Social Brasileira, tida como direito constitucional a partir de 1988, é formada pelo seguinte conjunto de políticas sociais:

  • A Previdência Social, Assistência Social e Habitação.
  • B Previdência Social, Meio Ambiente e Saúde.
  • C Assistência Social, Habitação e Educação.
  • D Saúde, Assistência Social e Previdência Social.
  • E Saúde, Previdência Social e Educação.

Flávia, 26 anos, tem duas crianças (6 e 8 anos), ambas matriculadas na fictícia escola Estamira Gomes de Sousa, sendo que a criança mais velha tem deficiência motora e necessita de cadeira de rodas para sua locomoção. A única renda da família é a do seu companheiro, de um salário mínimo, insuficiente para manter as despesas da casa. Sem orientação e instrução, Flávia, em atendimento com a professora de uma das crianças, relatou o vivenciado por sua família. A professora encaminhou-a para a assistente social escolar, que pode

  • A orientá-la a procurar a Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
  • B encaminhá-la ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), com a orientação de que se informe sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
  • C orientá-la a procurar o Conselho da Pessoa com Deficiência (CPD).
  • D orientá-la a procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
  • E informá-la sobre os critérios para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como sobre o agendamento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo específico de acesso.