Questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social (Serviço Social)

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Tomando por base os fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social e das principais vertentes que emergiram no contexto do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, identificam-se as seguintes vertentes:

  • A Vertente sistêmica, marxista e estruturalista.
  • B Vertente fenomenológica, marxista e pós-moderna.
  • C Vertente Weberiana, Marxista e Positivista.
  • D Vertente de Intenção de ruptura, atualização do Conservadorismo e Modernização Conservadora.
  • E Vertente marxista, de intenção de ruptura e Vertente crítica.

Autores vinculados à Teoria Crítica afirmam que a base da fundação sócio-histórica do Serviço Social é a “questão social”. Nesta concepção, a gênese da “questão social” é o (a):

  • A Aprofundamento das desigualdades sociais.
  • B Escalonamento social em estamentos.
  • C Lei geral da produção capitalista.
  • D Sociedade salarial.
  • E Criação de novas necessidades humanas.

O processo de renovação crítica do Serviço Social brasileiro é a expressão de um amplo movimento do que ocorria no país à época, no contexto de

  • A contrarreforma do Estado.
  • B ascensão dos movimentos políticos pela democratização do Estado.
  • C desmonte do sistema público de proteção social.
  • D perda da hegemonia social da Ação Católica.
  • E assistencialização das políticas sociais.

O tema dos fundamentos sócio-históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social compõem a formação e o exercício profissional. No tocante ao assunto, podemos observar corretamente que

  • A é a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. Aponta para mudanças, para além da ordem estabelecida, voltando‐se antes para a emancipação humana e uma nova ordem societária.
  • B o conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.
  • C a legitimação do profissional, expressa em seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sócio técnica do trabalho, vai colocar o emergente Serviço Social brasileiro frente à matriz marxista logo após o primeiro código de ética profissional e a regulamentação da profissão.
  • D um primeiro suporte teórico‐metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz fenomenológica e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social.
  • E o método fenomenológico trabalha com as relações aparentes dos fatos, evolui dentro do já contido e busca a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis, influenciando a profissão desde a sua gênese.

O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na compreensão de Iamamoto (2009), possui como características

  • A o reconhecimento do ecletismo na profissão, a hegemonia do projeto ético-político e a primazia da prática profissional.
  • B a aproximação à tradição marxista, o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais e a negação da sociedade de classes.
  • C o processo de ruptura com o lastro conservador, o revigoramento do estrutural-funcionalismo e a inserção da teoria pós-moderna na profissão.
  • D a dinâmica de amadurecimento intelectual da profissão, abordagem transclassita dos usuários e a distribuição territorial das políticas sociais.
  • E a construção de um Serviço Social latino-americano, a recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história e atribuição de um caráter científico às atividades profissionais.