Questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social (Serviço Social)

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O processo de institucionalização do serviço social

  • A recorreu à vertente marxista em todas as suas etapas.
  • B visa elaborar análises da realidade e possibilitar a intervenção sobre ela.
  • C constituiu-se unicamente de implicações econômicas.
  • D foi composto de tendências de análise homogêneas.
  • E objetiva a negação do posicionamento conservador.

Ao analisar as três vertentes da renovação do Serviço Social no Brasil – modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura –, Netto (1982) atribui expoentes intelectuais a cada uma delas.

Os referidos expoentes são, respectivamente,

  • A Vicente de Paula Faleiros, Suely Gomes Costa e José Paulo Netto.
  • B Seminário de Araxá, Seminário de Teresópolis e Congresso da Virada.
  • C José Lucena Dantas, Anna Augusta de Almeida e Marilda Iamamoto.
  • D Maria Lucia Martinelli, Safira Bezerra Ammann e Yolanda Guerra.
  • E Geração de 65, Encontro do Alto da Boa Vista e Método BH.

Ao analisar os fundamentos do Serviço Social no Brasil, Iamamoto (2000) afirma que o alicerce sociopolítico que tornou socialmente possível o deslocamento do estrutural-funcionalismo do debate profissional, viabilizando a entrada das vertentes histórico-críticas, foi

  • A o Congresso da Virada, cujo discurso proclama valores radicalmente humanistas, desvendando processos históricos para dissociar a dinâmica conjuntural.
  • B o processo de democratização da vida social capitaneada pelo movimento das classes trabalhadoras sob a liderança do operariado industrial.
  • C o debate respeitoso com as tendências regressivas do Serviço Social e seus fundamentos liberais que legitimam o ordenamento social instituído.
  • D o rompimento dos persistentes laços de dependência com o exterior, bem como heranças históricas da formação sócio-histórica nacional, que se refratam na cultura política do favor.
  • E o início da Assembleia Nacional Constituinte, que instituiu uma nova pauta política no país, tendo o protagonismo popular papel central.

O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, realizado em setembro de 1979, em São Paulo, constituiu um divisor de águas na história da profissão, sendo amplamente reconhecido como o “Congresso da Virada”. Este evento representou um momento crucial de mobilização coletiva de profissionais e estudantes, além de impulsionar a rearticulação das entidades representativas da categoria em âmbito nacional. (Netto, 2009).
Fonte: NETTO, José Paulo. III CBAS: algumas referências para a sua contextualização. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). 30 anos do Congresso da Virada. Brasília: CFESS, 2009. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-CongressodaVirada-Site.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025.
Diante dessa temática, marque a alternativa CORRETA.

  • A No Serviço Social brasileiro nota-se uma tardia manifestação opositiva à Ditadura Militar (estabelecida em 1964), por parte das instâncias e fóruns representativos da categoria profissional, com uma postura de aparente “neutralidade” das suas instâncias representativas diante do regime autoritário até o III CBAS.
  • B No Serviço Social brasileiro contemporâneo, não se registra a coexistência de várias concepções teórico-metodológicas, políticas e profissionais. Esse fato decorre do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, onde houve o processo de ruptura com o conservadorismo na profissão.
  • C O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (III CBAS) não refletiu imediatamente as mobilizações democráticas que ganhavam força com a volta do proletariado à cena política, no contexto da mobilização anti-ditatorial de amplos contingentes assalariados.
  • D A reinserção da classe operária na arena política foi absolutamente necessária para compreender a significação do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (III CBAS), apesar de que a substituição da mesa “oficial” do Congresso por uma nova composição mais alinhada às forças democráticas e críticas ao regime autoritário, tenha sido algo de cunho unicamente simbólico.
  • E O monopólio político conservador no Serviço Social nas instâncias e fóruns profissionais não foi quebrado com a emersão do proletariado na arena política no momento do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (III CBAS), sendo isso possível só após a regulamentação do código de ética do Assistente Social de 1993.

Guerra (2013) considera que o Serviço Social se especializa em responder a demandas que exigem solução imediata de problemas, especialmente aqueles que tensionam e ameaçam o ordenamento social na sociedade burguesa.

Na atualidade, várias correntes oriundas das Ciências Humanas e Sociais tem incidido liminarmente na profissão, afetando negativamente a sua direção hegemônica.

Aquela que considera que o significado das coisas, dos processos e das práticas sociais, reside neles próprios, constituindo-se como representação ideal da imediaticidade do mundo burguês, é

  • A o Messianismo.
  • B o Pragmatismo.
  • C a Fenomenologia.
  • D a Pós-modernidade.
  • E o Hedonismo.