Questão 2 Comentada - Prefeitura Municipal de Cunha Porã - Médico ESF - FEPESE (2023)

Texto 1

[…] o município de Cunha Porã, situado na Microrregião do Oeste de Santa Catarina, possui um Polo Industrial com capacidade de instalação de 10 unidades, sendo que, até 2013, existiam 9 unidades fabris instaladas e em atividade (IBGE, 2013). Esse Polo é um dos principais responsáveis pelo alavancamento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, até 2013, era de 0,742 e com PIB em torno R$ 240 milhões de reais. Além do IDH, o município de Cunha Porã busca melhorar os Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS). O IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal, considerando indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional, que medem o quão sustentável e flexível é o crescimento do município que o aplica. O IDMS de Cunha Porã é de 0,630, sendo um índice regular […].

CHRIST, L. G.; SALAZR, R. F. dos S. Disciplinarum Scientia. Série: Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 181-193, 2013.
Disponível em: < https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1328/1260>. Acesso em: 16 de mai. 2023. Fragmento adaptado.


Analise a frase a seguir.
“O IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal, considerando indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional, que medem o quão sustentável e flexível é o crescimento do município que o aplica.”
Assinale a alternativa correta sobre a frase.

  • A O verbo “medem” concorda com um sujeito composto.
  • B Se antes de “que medem” foi empregada a vírgula, igualmente deveria ter sido empregada antes de “que o aplica”
  • C Na frase, apenas substantivos e adjetivos estão flexionados no plural.
  • D Em “o IDMS é uma ferramenta por meio da qual se busca quantificar o grau de desenvolvimento econômico municipal”, ocorrem três pronomes e três adjetivos.
  • E Os pronomes relativos sublinhados têm função anafórica e retomam, respectivamente, “ferramenta”, “indicadores socioculturais, econômicos, ambientais e de política institucional” e “município”