Considerando Trentin (2018) e, de acordo com a AAID – Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (2018), é importante destacar que a deficiência intelectual possui características específicas, sendo definida como
- A o atraso no desenvolvimento de capacidades nas diferentes áreas do desenvolvimento infantil, acarretando em prejuízos do desempenho escolar e acadêmico ao longo da vida do sujeito.
- B a invalidez provocada por anóxia neonatal, doença congênita e subnutrição na primeira infância, provocando atrasos no desenvolvimento global da criança, perdurando até a fase adulta.
- C as capacidades intelectuais desenvolvidas com o apoio especializado de profissionais da área da saúde, educação e assistência social a partir das avaliações e diagnósticos precoces.
- D as habilidades cognitivas, de linguagem, motoras e sensoriais prejudicadas por fatores ambientais e intervenções tardias nos processos de desenvolvimento e aprendizagem até a adolescência.
- E uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que abrange habilidades diárias, sociais e práticas.