Questão 5 Comentada - Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) - Defensor Público - CESPE/CEBRASPE (2013)

No que concerne às ações por meio das quais o STF realiza o controle concentrado de constitucionalidade, assinale a opção correta.

  • A No exercício do juízo de admissibilidade, o ministro relator poderá indeferir de plano a ação declaratória de constitucionalidade, em decisão da qual não caberá recurso.
  • B Não é cabível a concessão de medida liminar na ADI por omissão.
  • C Na arguição de descumprimento de preceito fundamental, é vedada a concessão de medida liminar inaudita altera partes.
  • D O STF admite o ingresso de amicus curiae na ADI, reconhecendo-lhe o direito de aditar o pedido formulado pelo autor da referida ação.
  • E A produção de efeitos da decisão de mérito proferida pelo STF na ADI não se condiciona ao trânsito em julgado.

Gabarito comentado da Questão 5 - Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) - Defensor Público - CESPE/CEBRASPE (2013)

De acordo com a Lei n. 9.868/99, que regula o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e da ação declaratória de constitucionalidade (ADC) perante o STF, o indeferimento da petição inicial no juízo de admissibilidade é cabível de agravo. Conforme o art. 15 e seu parágrafo único, a petição inepta, não fundamentada ou manifestamente improcedente pode ser indeferida liminarmente pelo relator, com recurso de agravo contra essa decisão. Assim, a alternativa A está incorr...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium