Questão 21 Comentada - Advocacia Geral da União (AGU) - Procurador da Fazenda Nacional - CESPE/CEBRASPE (2023)

À luz da disciplina legal das receitas públicas e da atividade financeira do Estado, assinale a opção correta.

  • A A distinção entre entradas e receitas públicas se dá no âmbito do princípio da unidade de tesouraria.
  • B Os depósitos judiciais e extrajudiciais de valores referentes a tributos administrados pela PGFN serão repassados para a Conta Única do Tesouro Nacional, independentemente de qualquer formalidade, no mesmo prazo fixado para o recolhimento dos tributos.
  • C O superávit do orçamento corrente é considerado receita de capital e poderá integrar o patrimônio de fundos especiais, independentemente de autorização legislativa.
  • D O lucro advindo da exploração de atividade econômica pelo Estado será classificado contabilmente como receita originária, industrial e de capital.
  • E De acordo com a EC n.º 102/2019, as receitas decorrentes de royalties de petróleo têm natureza tributária.

Gabarito comentado da Questão 21 - Advocacia Geral da União (AGU) - Procurador da Fazenda Nacional - CESPE/CEBRASPE (2023)

Vamos analisar a questão sobre classificação da receita pública, como faria um professor. A) ERRADO. A confusão aqui é sobre a distinção entre entradas e receitas públicas e onde ela se encaixa. A distinção não se dá no âmbito do princípio da unidade de tesouraria. O princípio da unidade de tesouraria (ou unidade de caixa) estabelece que todas as receitas devem ser recolhidas a uma conta única, exceto em casos específicos de fundos de despesa, conforme o artigo 56 da Lei 4.320. A distinção ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium