Questão 27 Comentada - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJ-AP) - Residência Jurídica - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (2023)

Tendo em vista os princípios constitucionais aplicáveis ao Direito Penal, assinale a alternativa correta.
  • A Tendo em vista o princípio da reserva legal, que é uma vertente do princípio da legalidade, medida provisória, lei complementar, leis delegadas, resoluções e decretos não podem tratar de temática penal.
  • B O princípio da intranscendência da pena veda que o tempo total de cumprimento das penas privativas de liberdade ultrapasse 40 anos.
  • C O princípio da dignidade da pessoa humana, no âmbito penal, implica vedação de tratamento degradante e cruel, servindo de fundamento, na jurisprudência, à concessão de prisão domiciliar a preso em estado terminal.
  • D O princípio da insignificância implica na exclusão da tipicidade formal, diante da lesão ou risco de lesão irrelevante ao bem jurídico tutelado.
  • E O princípio de bis in idem veda que se utilize a reincidência como agravante genérico da pena.

Gabarito comentado da Questão 27 - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJ-AP) - Residência Jurídica - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (2023)

Vejamos cada uma das assertivas: Letra A - Errada O Princípio da Reserva Legal encontra previsão no art. 5º, XXXIX da CF, "Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Logo, somente a lei em sentido estrito tem o monopólio na criação de crimes e cominação de penas. Letra B - ErradaO princípio da intranscendência da pena consiste em que a responsabilidade é sempre pessoal, não pode ultrapassar o autor do crime. Já os efeitos extrapenais da sentença penal pod...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium