Questão 69 Comentada - Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) - Auditor de Controle Interno - CESPE/CEBRASPE (2023)

Na administração pública, a iniciativa tecnológica utilizada para aproximação com o cidadão, aperfeiçoamento das relações com o setor privado e maximização da eficiência das transações internas ao governo é denominada

  • A ERP.
  • B E-Business.
  • C E-Government.
  • D CRM

Gabarito comentado da Questão 69 - Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) - Auditor de Controle Interno - CESPE/CEBRASPE (2023)

Para resolver a questão, é crucial entender o conceito de Governo Eletrônico, também conhecido como E-Government.

A evolução tecnológica, impulsionada pela internet nas últimas três décadas, aproximou o governo da população, através do governo eletrônico. Segundo Laudon e Laudon (2014), governos em todos os níveis utilizam a tecnologia da Internet para fornecer informações e serviços aos cidadãos, funcionários públicos e empresas. O E-Government, portanto, é a aplicação da Internet e das tecnologias de rede para digitalizar as relações entre o governo, seus órgãos, os cidadãos, empresas e outros setores públicos.

As ações do programa de Governo Eletrônico visam democratizar o acesso à informação, ampliar o debate e a participação popular na construção de políticas públicas, além de aprimorar a qualidade dos serviços e informações públicas.

A gestão do conhecimento e a Inclusão Digital são instrumentos estratégicos e elementos constituintes, respectivamente, da política de Governo Eletrônico.

O governo eletrônico surgiu no final dos anos 90, visando identificar as atividades da Administração Pública suportadas pelas TICs, inicialmente utilizando métodos e ferramentas do setor privado.

No Brasil, as ações de Governo Eletrônico ganharam destaque em 2000, com diretrizes e normas estabelecidas pelo Decreto Presidencial de 3 de abril de 2000.

Em 2008, a ONU publicou um relatório com os estágios de evolução do governo eletrônico:

Estágio I – Emergentes: Presença online básica com informações estáticas e pouca interação.

Estágio II – Aprimorado: Mais informações sobre políticas e governança, com acesso a documentos, formulários e relatórios.

Estágio III - Interativo: Oferece serviços online, como formulários para download e início de portais interativos.

Estágio IV - Transacional: Interações de mão dupla, permitindo pagamento de impostos, solicitação de documentos e acesso a serviços online 24/7.

Estágio V - Conectado: Governo conectado, que responde às necessidades dos cidadãos com infraestrutura integrada.

A alternativa correta é a C, pois o E-Government é a aplicação da Internet e tecnologias de rede para digitalizar as relações entre governo e seus diversos stakeholders.