Questão 1 Comentada - Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) - Procurador do Estado (2021)

“Sem previsão constitucional adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou ação penal”.

A respeito dessa tese de repercussão geral, fixada pelo STF nos autos do RE 560.900, assinale a opção correta.

  • A No julgamento, o STF sinalizou uma tendência de mutação constitucional quanto ao significado e ao alcance do princípio da presunção de não culpabilidade.
  • B Ao julgar o caso, o STF reconheceu que o princípio da presunção de inocência somente se aplica na seara penal.
  • C O princípio da razoabilidade foi rechaçado como vetor de composição dos valores constitucionais em tensão na hipótese em julgamento.
  • D De acordo com a tese firmada, será inconstitucional lei estadual que vede a inscrição de candidatos condenados criminalmente por órgão colegiado, sem o trânsito em julgado.

Gabarito comentado da Questão 1 - Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) - Procurador do Estado (2021)

No acórdão do RE n. 560.900, julgado em 2020,está claro que trata-se de uma mudança de jurisprudência e que o novo entendimento do STF não se aplica a certames já realizados - isto porque, de acordo com o entendimento anterior, o STF entendia que "viola o princípio da presunção de inocência a exclusão de certame público de candidato que responda a inquérito policial ou ação penal sem trânsito em julgado da sentença condenatória". Ao adotar o novo entendimento, o STF está alterando a forma pel...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium