Questão 16 Comentada - Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) - Aspirante da Polícia Militar - UEG (2013)

Sobre ação penal, verifica-se que

  • A em razão da titularidade da atuação, o código penal brasileiro, num critério eminentemente pré-subjetivo, divide as ações em penal pública e em ação penal privada.
  • B a ação penal pública, na distinção com relação ao sujeito do exercício do direito à jurisdição, não é promovida pelo Ministério Público, órgão do estado administrativo, representado por promotores e procuradores de justiça.
  • C é vedado na ação pública depender da representação que se constitui numa espécie de pedido de autorização em que a vítima, seu representante legal ou curador nomeado para expressar o desejo de que ação seja instaurada.
  • D ação penal privada é uma denominação imprópria. Sendo públicas quase todas as ações por ser direito à jurisdição no âmbito da justiça penal. A ação penal pública é de iniciativa privada, e promovida mediante queixa do ofendido sem a possibilidade de representação.

Gabarito comentado da Questão 16 - Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) - Aspirante da Polícia Militar - UEG (2013)

A) CORRETA. O Código Penal, em seu art. 100, estabelece as duas modalidades de ação penal: ação penal pública, cuja titularidade é do Ministério Público (sujeito ativo), e ação penal privada, onde a vítima ou seu representante propõe a ação, sendo chamado de querelante. A ação penal pública é a regra geral. A ação penal privada ocorre por determinação legal ou na hipótese de o Ministério Público não oferecer denúncia no prazo legal, caracterizando a ação penal privada subsidiária da pública (...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium