Questão 17 Comentada - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Analista CVM - Perfil 5 - Gestão - Tarde - FGV (2024)

Uma profissional branca, de 33 anos, após 5 anos de empresa, ao longo dos quais conciliou a carreira com o nascimento de seu filho, recebeu sua quarta progressão horizontal. A ela foi oferecida a oportunidade de enriquecimento de tarefas e incorporação de novos desafios, em um novo setor, em uma posição de mesmo nível decisório e remuneratório. Mesmo diante da oportunidade, a profissional mostrou-se muito frustrada por possuir, ao longo do período, indicadores de desempenho similares aos de um colega (homem branco) que ingressou no mesmo concurso público que ela. A esse colega foi oferecida uma progressão vertical, para o cargo de gerência do setor em que hoje atuam.

A situação de promoção descrita envolve um tipo de discriminação de gênero explicado pelo conceito de:

  • A abuso psicológico;
  • B interseccionalidade;
  • C objetificação;
  • D sororidade;
  • E teto de vidro.

Gabarito comentado da Questão 17 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Analista CVM - Perfil 5 - Gestão - Tarde - FGV (2024)

A alternativa correta é a E - teto de vidro. Entendamos o porquê desta ser a resposta correta e analisemos as demais alternativas. O conceito de teto de vidro se refere a barreiras invisíveis, mas reais, que impedem a ascensão de mulheres (e outros grupos minoritários) a posições de liderança ou cargos mais elevados dentro das organizações. Mesmo quando apresentam desempenho similar ou superior, essas barreiras dificultam que elas alcancem promoções verticais, como é o caso descrito na questã...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium