Questão 48 Comentada - Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Analista de Gestão Governamental - UEG (2025)

Os vícios redibitórios são defeitos que desvalorizam a coisa ou a tornam imprópria para uso. A doutrina majoritária considera que os tais vícios são sempre ocultos. Sobre o tema, considerando o disposto no Código Civil, constata-se que:

  • A O adquirente poderá, a seu critério, requerer o abatimento no preço ao invés de rejeitar a coisa, redibindo o contrato.
  • B O adquirente possui prazo decadencial para requerer a redibição ou abatimento no preço, totalizando sessenta dias, se a coisa for móvel, ou cento e oitenta dias, se for imóvel, contados a partir da entrega efetiva.
  • C As disposições sobre os vícios redibitórios não se aplicam às doações onerosas.
  • D O alienante não possui responsabilidade se a coisa perecer em poder do alienatário, mesmo se o vício oculto já existia ao tempo da tradição.
  • E Se o alienante não conhecia o vício ou defeito da coisa antes da tradição, restituirá o que recebeu mais perdas e danos.

Gabarito comentado da Questão 48 - Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Analista de Gestão Governamental - UEG (2025)

A alternativa A está correta, conforme previsto no art. 441 do Código Civil, que assegura ao adquirente o direito de optar entre a redibição (rescisão do contrato) ou o abatimento proporcional do preço, em caso de vício redibitório. A alternativa B está incorreta, pois o prazo decadencial para ação redibitória é de 30 dias para bens móveis e 1 ano para imóveis (art. 445, CC), e não 60 e 180 dias, respectivamente. A alternativa C está incorreta, pois os vícios redibitórios aplicam-se sim às ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium