Questão 90 Comentada - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Promotor de Justiça e Promotor de Justiça Substituto (2022)

Através de ofício encaminhado pela direção de estabelecimento de ensino, chega ao conhecimento do Promotor de Justiça que atua perante a Vara da Infância e Juventude, que criança ali matriculada está apresentando sinais de maus-tratos e abuso sexual, impostos pelos pais. Apresentada tal situação à autoridade judiciária competente, esta poderá, cautelarmente,

  • A aplicar a medida de obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado.
  • B encaminhar a criança e os pais a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família.
  • C determinar o encaminhamento dos pais ou responsáveis a tratamento psicológico ou psiquiátrico.
  • D aplicar a medida de advertência aos pais ou responsáveis.
  • E determinar o afastamento do agressor da moradia comum, com fixação provisória de alimentos. 

Gabarito comentado da Questão 90 - Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPE-PE) - Promotor de Justiça e Promotor de Justiça Substituto (2022)

Vamos analisar a questão sobre o artigo 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo 130 do ECA trata de medidas cautelares em casos de maus-tratos, opressão ou abuso sexual praticados pelos pais ou responsáveis. A questão exige que você identifique a medida adequada para essa situação. Analisando as alternativas: A - INCORRETA. Esta alternativa não corresponde à medida prevista no art. 130 do ECA para casos de maus-tratos, opressão ou abuso sexual. B - INCORRETA. Esta alt...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium