Questão 42 Comentada - Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) - Juiz Substituto - FGV (2025)

Analise as hipóteses a seguir.
(i) Pedro, conhecedor de que seu colega de trabalho Renato, 25 anos, está comprando um carro, telefona para este fazendo-se passar por funcionário da loja e oferece um seguro para o veículo novo. Renato aceita a oferta e transfere o valor equivalente ao suposto prêmio para a conta-corrente indicada por Pedro.
(ii) Luís Felipe veste um colete da cor da marca de um banco e posiciona-se próximo aos caixas eletrônicos situados na entrada da agência. Aborda Marisa, 73 anos, que está pagando uma conta, apresenta-se como funcionário do banco e oferece ajuda, que é aceita pela vítima. Luís Felipe observa a senha digitada e, terminada a operação, fica com o cartão da vítima e entrega a ela um cartão semelhante que trazia consigo. A vítima não percebe a troca e vai embora. Obtidos o cartão e a senha, Luís Felipe saca a quantia de R$ 5.000,00 da conta da vítima Marisa.
(iii) Durante quinze meses, Conrado, médico plantonista de hospital municipal, registrou o ponto e foi embora sem cumprir a carga horária.
Consideradas as hipóteses acima, é correto afirmar, à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores, que:

  • A há duas hipóteses que tipificam crimes de ação penal pública incondicionada;
  • B todas as hipóteses tipificam o crime de estelionato;
  • C a hipótese (i) tipifica crime de ação penal pública incondicionada;
  • D na hipótese (ii), se a vítima tivesse menos de 60 anos, o crime seria de ação penal pública condicionada à representação;
  • E na hipótese (iii), somente se procede mediante representação do órgão ao qual couber a representação judicial do município.

Gabarito comentado da Questão 42 - Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) - Juiz Substituto - FGV (2025)

A análise detalhada das hipóteses, com base no Código Penal e na jurisprudência dos Tribunais Superiores, especialmente após as alterações da Lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime), é a seguinte:Hipótese (i): Pedro comete o crime de estelionato, previsto no Art. 171 do Código Penal. Ele induziu Renato em erro, mediante um ardil (fingir ser funcionário da loja), para obter vantagem ilícita (o valor do falso seguro). A vítima, Renato, tem 25 anos. Com a nova redação dada pelo Pacote Anticrime, a re...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium