A avaliação da aprendizagem escolar, dentro da perspectiva apresentada por Luckesi, foi descrita por meio das alternativas posteriores. Analise cada uma delas, destaque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.
[ ] A avaliação, vista por meio da sua função classificatória, apresenta-se como um instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
[ ] A avaliação, vista por meio da sua função diagnóstica, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência etc.
[ ] Na prática pedagógica, a transformação da função da avaliação de diagnóstica em classificatória trouxe apenas desvantagens.
[ ] A função classificatória sobrepõe da prática da avaliação aquilo que lhe é constitutivo: a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela está avaliando uma ação.
- A V, V, V, V
- B V, V, F, F
- C F, F, V, V
- D V, V, V, F
- E F, V, V, V