Questões comentadas de Concursos para Coordenador Pedagógico

Limpar Busca

Em “Você tem chiclete que chegue para dividir com seus colegas?” (2o quadro), a palavra destacada tem sentido de

  • A meio.
  • B direção.
  • C consequência.
  • D causa.
  • E finalidade.

Considerando as informações verbais e não verbais da tira, é correto afirmar que, no 2o quadro, a professora

  • A sugere que o garoto costuma distribuir doces entre os colegas de sala.
  • B demonstra arrependimento por ter sido ríspida com o garoto no 1o quadro.
  • C revela achar correto que cada aluno traga o próprio chiclete para a sala de aula.
  • D tem a expectativa de que o garoto responda negativamente à sua pergunta.
  • E insinua querer que o garoto distribua seus chicletes e retire-se da sala de aula.

Libâneo (2001) afirma que o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico; é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com o autor, é correto afirmar que o currículo

  • A oculto se refere ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional; é o currículo legal e oficial; é aquele conjunto de diretrizes normativas e curriculares prescritas institucionalmente.
  • B real é chamado por alguns autores como currículo experienciado; é o currículo que de fato acontece na sala de aula em decorrência do projeto pedagógico e do planejamento; é a execução de um plano, ou seja, a efetivação do que foi planejado.
  • C construtivista determina a transmissão de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção, visando formar técnicos; é previamente prescrito por especialistas e se firma na racionalidade técnica e instrumental.
  • D formal denuncia o papel da escola como reprodutora da estrutura social e é pouco simpático ao Estado e às formas de planejamento estatal; é um currículo aberto que defende a integração entre as disciplinas, organizando os conteúdos por temas geradores.
  • E tradicional é flexível e baseado na experiência docente, prescindindo do planejamento; ele representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio escolar.

Em “… mas a Sra. acha mesmo que eles vão querer?” (3o quadro), a palavra destacada pertence à mesma classe da destacada em:

  • A A professora percebeu que Calvin mascava chiclete enquanto assistia à aula.
  • B Calvin não mentiu quando a professora lhe perguntou se ele estava mascando chiclete.
  • C A professora quis saber se Calvin tinha chicletes suficientes para dividir com os colegas.
  • D Calvin disse à professora que acreditava ter chicletes suficientes para dividir.
  • E Calvin perguntou à professora se ela achava que os colegas quereriam chiclete.

Para a autora, a leitura é uma forma de as pessoas

  • A estudarem melhor sua língua.
  • B aprimorarem seu texto escrito.
  • C conhecerem melhor a si próprias.
  • D valorizarem mais o espaço familiar.
  • E aperfeiçoarem seu raciocínio lógico.