Questões de Libras da Prefeitura Municipal de Vila Velha

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Os estudos de Quadros com relação ao bilinguismo (Quadros, 1997, p. 30), propõem que o desenvolvimento da linguagem e o pensamento da criança surda, deve ser realizado em ambiente próprio, dentro da escola (ou em outro lugar). Frente a afirmativa apresentada, é correto afirmar que :

  • A é indispensável à criança surda o contato com surdos adultos. A presença de surdos apresenta grandes vantagens dentro da proposta bilingue, por ser este adulto um modelo cultural e linguístico.
  • B o professor ouvinte, uma vez que seja sinalizante, é suficiente como modelo linguístico.
  • C na educação bilingue para surdos, é indiferente a presença de professor surdo, bastando para o aluno o atendimento fonoaudiológico no contraturno, para o desenvolvimento da oralidade o que o torna um sujeito bilingue.
  • D não se faz necessário um professor surdo pois as crianças já chegam na escola com fluência em Libras, por ser essa língua natural.
  • E todas as alternativas estão corretas.

“Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.” (Felipe, 2007, p.21) A alternativa onde são encontradas as combinações de elementos – os parâmetros – para formação de palavras e estas formarem as frases em um contexto, de acordo com os estudos da autora é:

  • A simplificação, sinal soletrado, movimento e datilologia.
  • B configuração da(s) mão(s), ponto de articulação, movimento (ou não), orientação/direcionalidade, expressão facial e/ou corporal.
  • C datilologia, sinal soletrado, traços não-manuais e sinais direcionais.
  • D verbos que possuem concordância de gênero, classificadores, repetição ou alongamento do sinal e expressões faciais.
  • E repetição e prolongamento de sinais não direcionais.

A história da educação de surdos (...) evolui continuamente apesar de vários impactos marcantes, no entanto, vivemos momentos históricos caracterizados por mudanças, turbulências e crises, mas também de surgimento de oportunidades. (Strobel, 2009, p.3) Analisando o contexto histórico, o ano de 1857 é considerado por pesquisadores como um marco histórico para a Educação de Surdos do Brasil. A alternativa que define a importância da data para os estudos é:

  • A primeiro registro formalizado que menciona sobre "Língua de Sinais".
  • B criação de leis que permitiam o surdo de ingressar nas escolas, possuir ou herdar propriedades, casar-se, votar como os demais cidadãos.
  • C a pedido do governo, viajou para a França, o professor do antigo Instituto, A. J. de Moura e Silva, para avaliar aquela decisão de que todos os surdos deveriam ser ensinados pelo “método oralista puro".
  • D encontro internacional para avaliação da decisão do Congresso Mundial de Professores de surdos que tinha ocorrido em Milão.
  • E fundação da primeira escola para surdos no Brasil, o Instituto dos Surdos Mudos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

Os estudos de Strobel (2009), define: “povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.” (Strobel, 2009, p.6). Ainda com base nos estudos da autora, para o conceito de Comunidade Surda, é correto dizer que:

  • A a comunidade surda, na verdade não é só de surdos, já que tem sujeitos ouvintes junto, que são família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em um determinado localização que podem ser as associação de surdos, federações de surdos, igrejas e outros.
  • B são membros da comunidade surda, aqueles que possuem uma língua natural, reconhecida por lei, que tem traços característicos de sua língua e que constitui uma comunidade minoritária.
  • C a comunidade surda é composta por profissionais que desempenham papel singular no apoio ao protagonismo surdo.
  • D os familiares das pessoas surdas são os membros que compõe a comunidade surda, pois sem base familiar, não é possível a constituição do sujeito surdo como membro atuante na sociedade de direitos e deveres.
  • E apenas os familiares das pessoas surdas são os membros que compõe a comunidade surda.

Com relação aos Estudos Surdos em Educação, Skliar (2012) reflete acerca do “ouvintismo” como ideologia dominante (Skliar, 2012, p.15). Pautados no estudo do autor, sobre o ouvintismo pode-se dizer que:

  • A ocorre quando a sociedade se mobiliza em razão das demandas da pessoa surda e por meio da oralização, o aproximam da realidade social vigente.
  • B se faz necessário, em razão de os surdos constituírem uma minoria social e por isso a razão de integrá-los por meio da ideologia oralista dominante.
  • C trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. Nesse olhar acontecem as percepções do ser deficiente.
  • D não há de se falar em inclusão do sujeito surdo, senão por meio do ouvintismo; não se trata de uma tentativa de dominação, e sim de oportunidade de integração dos sujeitos surdos, por meio da aquisição da oralidade.
  • E se faz necessário, em razão de os surdos constituírem uma maioria significativa entre as deficiências que se apresentam em nossa sociedade e, por isso, a razão de integrá-los por meio da ideologia oralista dominante.