Questões de História da Educação dos Surdos (Libras)

Limpar Busca
No decorrer da Historia, os surdos foram vistos e tratados de diferentes formas pela sociedade. Com base nos seus estudos, marque a alternativa que representa o modo como os surdos foram vistos e tratados na Antiguidade:
  • A Os surdos tinham uma vida totalmente normal. Eram assistidos pela sociedade e se comunicavam por meio da língua de sinais fluentemente.
  • B Os surdos frequentavam as mesmas escolas que os alunos ouvintes, entretanto algumas famílias ricas preferiam trazer os educadores para trabalhar em casa com seus filhos surdos.
  • C Não havia nenhum tipo de preocupação com a vida física, psíquica, moral, social ou educacional dos surdos ou com as pessoas que apresentavam qualquer tipo de deficiência. A única preocupação era a de exterminar essas pessoas, uma vez que elas representavam risco de “contaminação” e um “fardo” à sociedade com suas “anomalias”.
  • D A sociedade apresentava uma preocupação excessiva com os surdos, visto que eles não conseguiam se comunicar e não havia quem os ensinasse a língua de sinais.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.

O percurso educacional do sujeito surdo é marcado por preconceitos, conflitos, frustações, mas também por conquistas. Dessa forma, é correto afirmar que no Brasil, o primeiro Instituto para surdos, fundado por um professor francês, chamado Hernest Huet, é o:  

  • A Instituto Nacional de Cegos e Surdos (INCS).
  • B Instituto Imperial para Deficientes Auditivos (IIDA).
  • C Instituto Educacional para Deficientes Auditivos (IEDA).
  • D Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre a história da Educação de surdos durante a Idade Moderna, é CORRETO afirmar.

  • A No século XVIII foi criada a primeira legislação na Europa que permitia que pessoas surdas se casassem e recebessem herança.
  • B A ideia de que os surdos podem e devem ser “reabilitados” surge na Modernidade, fruto das ideias humanistas do Renascimento.
  • C O primeiro professor de surdos foi o abade Chales Michel de L’Epée, que inicialmente ia às casas dos surdos realizar uma educação individualizada.
  • D A luta da comunidade surda foi fator decisivo para os surdos começarem a receber educação formal no século XVII.

Sobre a história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é CORRETO afirmar.

  • A O reverendo Thomas Gallaudet cria a primeira escola pra surdos no século XIX, para que sua filha surda, Alice, pudesse estudar.
  • B A primeira escola norte-americana para surdos foi criada no século XVIII, quase ao mesmo tempo que L’Epée criava na França o Instituto de Surdos-Mudos de Paris.
  • C A Universidade de Gallaudet, uma das únicas instituições de ensino superior para surdos, foi criada no ano de 1927, em Washington D.C.
  • D Para iniciar a educação de surdos nos E.U.A., T. Gallaudet viajou para a Europa em busca de informações e na volta trouxe com ele o surdo Laurent Clerc.

Sobre os personagens da história da Educação de surdos, é CORRETO afirmar.

  • A E. Huet foi um dos primeiros educadores de surdos, assumindo a preceptoria de filhos de nobres franceses no século XVII.
  • B Samuel Heinicke trabalhou junto com Alexander Grahan Bell defendendo o método oral puro no Congresso de Milão em 1880.
  • C O americano T. Gallaudet viajou para a Europa no século XIX em busca de métodos e informações para criação das primeiras escolas norte-americanas de surdos.
  • D O abade francês L’Epée criou a primeira escola de surdos do mundo e foi um dos únicos que votou a favor da língua de sinais durante o Congresso de Milão.