Questões de Cultura e Comunidade Surdas (Libras)

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A consolidação da Libras como língua plena e independente envolve aspectos culturais e identitários da comunidade surda. Nesse contexto, como se define a relação entre Libras e língua portuguesa em ambientes bilíngues?

  • A A Libras é vista como variação informal da língua portuguesa, refletindo apenas gestos de apoio.
  • B A Libras é a primeira língua da comunidade surda, enquanto o português é aprendido como segunda língua, principalmente na modalidade escrita.
  • C O português é considerado o idioma principal de instrução, e a Libras se limita a expressões faciais básicas.
  • D Não há distinção pedagógica entre Libras e português, pois ambas as línguas utilizam a mesma gramática.

Os professores de Libras devem considerar aspectos culturais da comunidade surda em sua prática pedagógica. Sobre esse tema, analise as afirmativas:


I. A cultura surda possui valores e normas próprias, distintos da cultura ouvinte.


II. A valorização da identidade surda fortalece a aprendizagem e o engajamento dos alunos na escola.


III. A adaptação dos currículos deve excluir aspectos culturais para garantir neutralidade pedagógica.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A Apenas II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas III.
  • D I, II e III.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação e identidade da comunidade surda no Brasil, sendo reconhecida oficialmente desde 2002.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Libras.


( ) A Libras possui uma estrutura gramatical própria e é composta por elementos visuais- -espaciais, como gestos, expressões faciais e movimentos corporais.


( ) A Libras é uma representação gestual do português, tendo uma estrutura gramatical semelhante à língua oral e escrita.


( ) A Libras é um conjunto de gestos que auxiliam a comunicação dos surdos e fortalecem a construção da identidade surda.


( ) A Libras é utilizada nas produções artísticas da comunidade surda, como performances teatrais, por exemplo. 


( ) A Libras pode ser substituída pelo português oral com o uso de tecnologias como aparelhos auditivos ou implantes cocleares.



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • F
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • V • F • F
  • E F • F • V • V • V

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento de material didático bilíngue (Libras-português) para alunos surdos?

  • A A criação de material didático bilíngue deve focar na tradução literal do conteúdo do português para a Libras, sem a necessidade de adaptação pedagógica dos materiais, uma vez que a tradução direta já é suficiente para garantir a compreensão por parte do aluno surdo e produzir um material didático que respeite as especificidades da educação bilíngue.
  • B O principal foco do material bilíngue deve ser o ensino da Língua Portuguesa, com a Libras usada como um apoio visual, para que os alunos surdos mais bem se adaptem ao conteúdo em português, já que essa é a língua oficial do país que precisará ser utilizada na vida social.
  • C O desenvolvimento de material bilíngue eficaz deve centrar-se na criação de vídeos e recursos multimodais, sem necessidade de foco no português escrito, uma vez que a Libras por si só já seria suficiente para o aprendizado por parte dos alunos surdos em todas as disciplinas.
  • D O desenvolvimento de material didático bilíngue deve considerar a Libras como a língua de instrução, respeitando a estrutura visuoespacial dessa língua, e utilizar o Português escrito de forma complementar, com a adaptação dos conteúdos à modalidade visual dos alunos surdos, promovendo a equivalência semântica entre as duas línguas.
  • E A criação de material didático bilíngue deve priorizar a Língua Portuguesa em sua forma oral, utilizando a Libras como um meio de transição para que os alunos se familiarizem gradualmente com a estrutura fonética do português e desenvolvam a leitura labial.

A cultura surda é uma parte importante da identidade das pessoas surdas e está profundamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Analise as afirmativas abaixo referente à cultura surda e sua relação com as identidades surdas.


1. A identidade surda é construída principalmente a partir da experiência compartilhada em torno da Libras, que funciona como elemento central de coesão e expressão cultural da comunidade surda.


2. A identidade surda é definida pelo nível de perda auditiva de uma pessoa, independentemente do uso da Libras ou da participação em comunidades surdas.


3. A cultura surda é homogênea; todas as pessoas surdas compartilham as mesmas tradições e práticas culturais, sem variações regionais ou individuais. 


4. A comunidade surda no Brasil não rejeita a importância de ter sua própria língua, mesmo assim defende uma integração total por meio da oralização e do uso da língua portuguesa.


5. O reconhecimento da cultura surda ocorre apenas no âmbito educacional, sem impactos relevantes na vida cultural ou política das pessoas surdas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.