Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

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Analise as características a seguir.

I. Aquisição de Libras/L1 de modo concomitante ao aprendizado da Língua Portuguesa/L2. II. Aprendizado da Língua Portuguesa/L2 após a aquisição da Libras/L1. III. Aquisição de Língua Portuguesa/L2 e ensino concomitante de Libras/L1. IV. Aprendizado de Libras/L1 concomitante ao aprendizado de Língua Portuguesa/L2.

São características do bilinguismo os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D III e IV.

Uma característica marcante da filosofia educacional da Comunicação Total é o

  • A uso da fala sinalizada.
  • B uso do método global.
  • C uso de Libras/L1 e LP/L2
  • D uso da consciência fonológica e do princípio alfabético.

A ação de incluir na LDB a educação bilíngue para surdos como uma nova modalidade de educação escolar, oferecida em LIBRAS, caracteriza principalmente uma política

  • A inclusiva.
  • B paternalista.
  • C linguística.
  • D especial.
  • E constitucional.

Uma abordagem eficaz para promover a inclusão escolar de estudantes surdos é

  • A mantê-los em ambientes especializados para melhor atendimento.
  • B fornecer suporte de intérpretes, prescindindo-se de adaptações adicionais na abordagem pedagógica.
  • C adotar como estratégia comunicacional sistemas de sinalização e de comunicação tátil.
  • D implementar estratégias bilíngues, combinando-se o uso adequado de língua de sinais e de língua oral e escrita.
  • E promover a acessibilidade tecnológica e arquitetônica, a fim de aprimorar a mobilidade e o acesso à informação dos estudantes.

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos

  • A deverá ser efetuada apenas em escolas inclusivas.
  • B não poderá ser realizada em escolas particulares.
  • C deverá ser realizada preferencialmente no ambiente escolar comum, que é o mais favorável ao aprendizado da pessoa surda.
  • D não garante o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas particulares.
  • E poderá ocorrer preferencialmente em classes bilíngues de surdos e ou por meio das escolas bilíngues de surdos.