Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

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A educação bilíngue para surdos deve seguir princípios específicos para garantir a acessibilidade e a aprendizagem dos estudantes. Sobre essa modalidade, assinale a alternativa correta:

  • A O ensino bilíngue prevê que a Língua Portuguesa deve ser ensinada como primeira língua dos alunos surdos.
  • B A Libras deve ser a língua de instrução, enquanto a Língua Portuguesa é trabalhada como segunda língua na modalidade escrita.
  • C A educação bilíngue não prevê a adaptação curricular, pois o aluno surdo deve aprender os conteúdos da mesma forma que os ouvintes.
  • D O intérprete de Libras pode substituir o professor nas explicações, garantindo que os alunos compreendam os conteúdos de forma adequada.

Sobre a prática pedagógica do professor de Libras no contexto da educação bilíngue para surdos, analise as afirmativas:


I. A Libras deve ser utilizada como língua de instrução no ensino de conteúdos curriculares para alunos surdos.


II. O uso de narrativas visuais e contação de histórias em Libras contribui para o desenvolvimento cognitivo e a aquisição da linguagem pelos alunos surdos.


III. A metodologia de ensino de Libras para alunos surdos deve ser idêntica à aplicada para alunos ouvintes em cursos de formação.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III.

De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser:

  • A Língua complementar no processo de alfabetização dos estudantes surdos.
  • B Exclusivamente um recurso didático para reforço escolar.
  • C Utilizada apenas quando houver intérpretes em sala de aula.
  • D Primeira língua de instrução para estudantes surdos, com o português como segunda língua.

Referente à Proposta Bilíngue, assinale a alternativa correta.

  • A A Proposta Bilíngue atende o sujeito ouvinte como participante de duas realidades: Libras e Língua Portuguesa.
  • B A Língua de Sinais, (Libras), é considerada a segunda língua dos surdos, a primeira, é a oficial do país, no caso do Brasil, a Língua Portuguesa.
  • C A Língua de Sinais é a língua natural do surdo, faz parte da cultura das comunidades surdas.
  • D Apenas aceitar a Língua Portuguesa não resolve e não caracteriza a proposta bilíngue, pois é preciso aceitar tudo o que vem junto com a língua, ou seja, a cultura, a identidade, a visão de mundo e a constituição de sujeito.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE em Libras, indique a alternativa correta.

  • A O AEE, em Libras, fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula, mas esse atendimento não contribui para que o aluno com surdez participe das aulas, pois constitui um reforço escolar.
  • B O AEE, em Libras, ocorre no mesmo horário da escolarização, o professor do AEE trabalha com os conteúdos curriculares que estão sendo estudados no Ensino Comum em Libras, articuladamente com o professor de sala de aula.
  • C As práticas de sala de aula comum e do AEE devem ser articuladas por metodologias de ensino que estimulem vivências e que levem o aluno a aprender a aprender, propiciando condições essenciais da aprendizagem dos alunos com surdez na abordagem bilíngue.
  • D A proposta pedagógica deve possibilitar a ampliação da relação dos professores com o conhecimento, levando-os a formular suas ideias, a partir do questionamento de pontos de vista e da liberdade de expressão. Para que construam conhecimentos, as aulas devem ser planejadas pelos professores regentes.