Questões da Prova do UFABC - Assistente em Administração (VUNESP - 2019) Página 1

De acordo com o estudo do banco central dos EUA, a geração Millennial distingue-se da anterior principalmente por
  • A haver desencadeado a crise financeira.
  • B gastar de modo mais consciente.
  • C ter um menor poder aquisitivo.
  • D exibir gostos e preferências excêntricos.
  • E dar preferência a gastos com bens duráveis.
A descrição dos jovens da geração Millennial como “assassinos em série” destaca a maneira como eles são considerados responsáveis pela 
  • A escassez de tecnologias promotoras da mobilidade.
  • B súbita extinção de serviços essenciais à população.
  • C aceleração da ação exploratória do meio ambiente.
  • D redução de investimentos em saneamento público.
  • E descontinuidade de algumas tradições culturais.
Os vocábulos que, combinados no contexto, chamam atenção para o fato de que o conteúdo central divulgado pelo texto contraria uma ideia amplamente difundida estão destacados em negrito no trecho:
  • A A turma nascida entre 1981 e 1997 não tem tantas particularidades assim na análise dos gastos… (1° parágrafo) 
  • B … muitos de seus integrantes chegaram à idade adulta durante a crise financeira. (2° parágrafo) 
  • C “Encontramos pouca evidência de que lares de millennials têm gostos e preferências de consumo inferiores… (3° parágrafo)
  • D As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações. (3° parágrafo)
  • ESão principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média… (4° parágrafo)

Considere o sentido veiculado pelas palavras destacadas em negrito nos seguintes fragmentos textuais:


•  … fatores demográficos… (3° parágrafo)

• A impressão de que os millennials não têm… (4° parágrafo)

•  … também se revela na análise… (4° parágrafo)


No contexto em que se inserem, as palavras em destaque podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido, respectivamente, por 

  • A hereditários, constatação, confirma.
  • B geográficos, sensação, retifica.
  • C ambientais, noção, contesta.
  • D populacionais, opinião, manifesta.
  • E econômicos, desconfiança, pressente.

Atente para as passagens do texto enumeradas a seguir:


1. Um novo estudo do banco central dos EUA (Federal Reserve) afirma que a turma nascida entre 1981 e 1997 — famosa por adorar aplicativos — não é tão diferente dos pais. (2° parágrafo)

2. As conclusões deles se baseiam em uma análise de gastos, renda, endividamento, patrimônio líquido e fatores demográficos de várias gerações. (3° parágrafo)

3. “São principalmente as diferenças de idade média e então as diferenças de renda média que explicam grande parte da diferença de consumo entre os millennials e outros grupos”, segundo o estudo. (4° parágrafo)


Os travessões, em 1, as vírgulas, em 2, e as aspas, em 3, servem, respectivamente, aos propósitos de

  • A destacar um exemplo, de contrastar termos com sentidos opostos e de marcar uma recapitulação. 
  • B circunscrever uma definição, de organizar uma sequência e de evidenciar uma crítica do autor.
  • C intercalar uma expressão resumitiva, de enfatizar uma ressalva e de frisar uma reprovação.
  • D anunciar uma explicação, de encadear termos sinônimos e de demarcar um comentário técnico.
  • E isolar uma especificação, de separar itens de uma lista e de sinalizar uma citação.