Prova da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) (2018) - Questões Comentadas

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“Pois pensar e ser é o mesmo”
Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.
A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.

  • A Para compreender a realidade, é preciso confiar inteiramente no que os nossos sentidos percebem.
  • B O movimento é uma característica aparente das coisas, a verdadeira realidade está além dele.
  • C O verdadeiro sentido da realidade só pode ser revelado pelos deuses para aqueles que eles escolhem.
  • D Tudo o que pensamos deve existir em algum lugar do universo.

Moscas não podem cruzar com rãs ou samambaias, mas as barreiras reprodutivas entre espécies afins também existem, como descrito nas situações a seguir.


I- Duas espécies de cobra do gênero Thamnophis ocorrem na mesma área geográfica, mas uma delas vive principalmente na água, e a outra é terrestre.

II- Algumas subespécies de salamandra do gênero Ensatina vivem nas mesmas regiões e hábitats, onde talvez elas possam ocasionalmente hibridizar. No entanto, a maioria dos híbridos não completa o desenvolvimento, e aqueles que conseguem são frágeis.

III- Os atobás-de-pés-azuis, habitantes das ilhas Galápagos, acasalam-se apenas depois de uma corte exclusiva da espécie. Parte do “roteiro” manda o macho levantar a pata azul, comportamento que chama a atenção da fêmea.

IV- Na América do Norte, as áreas geográficas de uma espécie de gambá que ocorre no Leste (Spilogale putorius) e no Oeste (Spilogale gracilis) se sobrepõem, mas S. putorius se reproduz no fim do inverno, e S. gracilis se reproduz no fim do verão.


Quais situações indicam, respectivamente, uma barreira pós-zigótica e uma barreira prézigótica comportamental?

  • A II e III.
  • B I e III.
  • C IV e II.
  • D II e IV.

Segundo Karl Marx (1818-1883), “não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência”.
Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: M. Fontes, 1977. p. 23.
Essa citação sintetiza o pensamento filosófico, político, histórico e econômico desse pensador, que se convencionou chamar de

  • A Liberalismo de esquerda.
  • B Idealismo dialético.
  • C Atomismo econômico.
  • D Materialismo histórico.

Considere o seguinte trecho
“No diálogo Mênon, Platão faz Sócrates sustentar que a virtude não pode ser ensinada, consistindo-se em algo que trazemos conosco desde o nascimento, defendendo uma concepção, segundo a qual temos em nós um conhecimento inato que se encontra obscurecido desde que a alma encarnou-se no corpo. O papel da filosofia é fazer-nos recordar deste conhecimento”
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. p. 31.
Nesse trecho, o autor descreve o que ficou conhecido como

  • A a teoria das ideias de Platão.
  • B a doutrina da reminiscência de Platão.
  • C a ironia socrática.
  • D a dialética platônica.

Os frutos são classificados em vários tipos, dependendo de sua origem no desenvolvimento. Na sua maioria, os frutos são derivados de um único carpelo ou de vários carpelos fusionados, denominados frutos simples. O fruto agregado resulta de uma única flor que tem mais de um carpelo separado, cada qual formando um pequeno fruto. Um fruto múltiplo desenvolve-se de uma inflorescência, um grupo de flores fortemente agrupadas.


Em relação às informações acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, um representante de fruto simples, de fruto agregado e de fruto múltiplo.

  • A Pêssego, tomate e amendoim.
  • B Limão, figo e amora.
  • C Maçã, morango e jaca.
  • D Ervilha, framboesa e abacaxi.