Questões de A Política (Filosofia)

Limpar Busca

Com a teoria das Idéias [...] Platão quis dizer o seguinte: o sensível se explica somente com a dimensão do supra-sensível, o corruptível com o ser incorruptível, o móvel com o imóvel, o relativo com o Absoluto, o múltiplo com o Uno.

REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 79.

Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a

  • A realidade se encerra em relações de imanência.
  • B realidade é composta de instâncias transcendentes e imanentes.
  • C dimensão sensível da realidade é meramente ilusória.
  • D inteligência humana é incapaz de alcançar os princípios últimos da realidade.
  • E inteligência humana inventou noções como as de “absoluto” e “supra-sensível” para tentar dar conta da realidade múltipla e corruptível.

Ana almejava ingressar na carreira política e iniciar um debate a respeito das vantagens da implementação das ideias políticas de Platão, as quais, a seu ver, aumentariam a eficiência da atuação estatal.
Considerando os objetivos almejados por Ana e as ideias políticas do referido filósofo, é correto afirmar que:

  • A somente aqueles que possam defender a pátria devem governar;
  • B o governo deve ser exercido por aqueles que possuem o saber mais aprofundado;
  • C o poder político deve ser exercido por pessoas comuns, com a proteção de soldados e o conselho dos sábios;
  • D a concentração do poder político em uma pessoa evita as corruptelas que a vontade de muitos traz consigo;
  • E o poder político deve ser exercido de modo equitativo, sendo distribuído de modo igualitário entre pessoas comuns, soldados e sábios.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a invenção da política na antiguidade greco-romana.

( ) Forma encontrada pelos gregos e romanos para exercer controle ideológico da população, isto é, o uso da força e da violência serviam para silenciar as novas lideranças que colocavam em risco os governantes que ocupavam o poder. ( ) Para responder às diferentes formas assumidas pelas lutas de classe, a política foi inventada de um modo que, a cada solução encontrada, um novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. ( ) Em lugar de reprimir os conflitos pelo uso da força ou da violência das armas, a política aparece como trabalho legítimo de solucionar os conflitos, de tal modo que o fracasso nesse trabalho representa a causa do uso da força e violência. ( ) A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República Romana gestaram as ideias e as práticas da política na cultura ocidental.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V
  • B V • F • V • V
  • C V • F • F • V
  • D F • V • V • V
  • E F • V • V • F

As culturas e as religiões das sociedades humanas não são estáticas: modificam-se e adaptam-se ao longo da história. Sobre a diversidade cultural e religiosa, analisar os itens abaixo:
I. O fato de o Estado ser laico significa que as crenças religiosas não têm influência política.
II. Entre os movimentos sociais, os movimentos religiosos exercem, certamente, grandes influências na sociedade, gerando, inexoravelmente, consequências políticas.
III. Existem tanto leis regulatórias de atividades quanto leis relacionadas a costumes e fatos sociais. As religiões também regulam e tratam dos costumes e das ações dos indivíduos.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II e III apenas
  • D III e IV apenas
  • E I, II, III e IV