Questões de Pensamentos Políticos - Karl Marx (Filosofia)

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O conceito de capital é complexo, mas a compreensão marxiana do termo pode partir de uma definição bastante simples. Nesse sentido, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto comunista, afirmam que o capital é:

  • A Um poder social.
  • B Um poder pessoal.
  • C Uma consequência do multiplicador monetário.
  • D Uma consequência da lei da oferta e da procura.
  • E Aquilo que o comunismo deve extinguir. 

“O que caracteriza o conhecimento dialético é que o verdadeiro (Hegel), o racional e o concreto (Hegel, Marx) são o resultado de um movimento de pensamento. Resultado do que Hegel chama de ‘trabalho do conceito’, que mostra progressivamente, a partir das determinações mais simples e abstratas do conteúdo, suas determinações cada vez mais ricas, complexas e intensas, até o ponto de sua unidade, que não é uma unidade formal, mas uma unidade sintética de múltiplas determinações”.
MÜLLER, Marcos Lutz. A dialética como método de exposição em O capital. Belo Horizonte: Boletim da SEAF, 1982 (mimeo). (Texto adaptado).
A partir da citação anterior, é correto concluir que, para a dialética, o esforço do pensamento conceitual em acessar e conhecer a realidade, deve resultar em um

  • A conhecimento parcial dessa mesma realidade.
  • B saber intuitivo e imediato da unidade do real.
  • C conhecimento em totalidade dessa realidade.
  • D fracasso, pois o real se move progressivamente.

“As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios de produção material dispõe, ao mesmo tempo, dos meios de produção espiritual; por isso, são submetidas à classe dominante as ideias daqueles que não possuem os meios de produção espiritual.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. – 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1984, p. 73 (Texto Adaptado).
Segundo essa passagem, na qual Marx e Engels apresentam uma tese da concepção materialista da história, as ideias de uma dada sociedade são

  • A nascidas espontaneamente da psicologia das raças dessa sociedade.
  • B socialmente produzidas, com base nas relações sociais de poder.
  • C sempre herdadas de épocas anteriores, por isso são históricas.
  • D formas de a classe dominante enganar e manipular os dominados.

Analise o texto abaixo:
No século XX, como o surgimento de regimes totalitários como o Fascismo, o Nazismo e o ____________________ e com o aumento do poder das sociedades autoritárias ou ditatórias, parte dos filósofos também passaram a desconfiar do otimismo revolucionário do século anterior, como o anarquismo, o ___________________ e o comunismo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Maoísmo • messianism
  • B Comunismo • socialismo
  • C Peronismo • Taylorismo
  • D Stalinismo • socialismo
  • E Macarthismo • idealismo
“Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem”. ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 114.
De acordo com a perspectiva defendida pelos autores, é correto afirmar que
  • A o sucesso da indústria cultural se deve ao fato de veicular uma crítica à ideologia dominante.
  • B as mutações cognitivas provocadas pelos media sobre as massas mostram que o meio é a mensagem.
  • C a produção de um sistema hegemônico da cultura de massas é consequência necessária da evolução da técnica.
  • D o poder da indústria cultural se baseia na força econômica e na lógica da produção em série aplicada à cultura.
  • E a indústria cultural é uma estrutura democratizante que considera cada indivíduo da massa como sujeito.