Prova do SEDUC-SP - Eixo VI – Tec de Controle e Processos Industriais (Curso Técnico em Eletrônica) - FGV (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia as asserções a seguir:


I. A Educação Profissional Técnica deve articular conhecimentos técnicos e científicos às dimensões culturais e cidadãs para promover o desenvolvimento integral do estudante.


PORQUE


II. O objetivo central da Educação Profissional Técnica é atender exclusivamente às demandas imediatas das empresas.


Assinale a alternativa que avalia corretamente as asserções.

  • A As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • B As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
  • C A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • E As duas asserções são falsas.

Associe os tipos de saberes docentes às suas características, considerando também as implicações para a prática pedagógica:


Tipos de saberes:


1. Saberes experienciais

2. Saberes científicos

3. Saberes curriculares


Características:


( ) Resultam da reflexão crítica sobre a prática, incorporando o conhecimento tácito e as adaptações contextuais da escola.

( ) Orientam a seleção e organização dos conteúdos, fundamentando-se em documentos oficiais e normativos.

( ) Produzidos por pesquisas e estudos sistemáticos, oferecem fundamentos teóricos para a atualização e inovação didáticopedagógica.


Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

  • A 1 – 3 – 2.
  • B 2 – 1 – 3.
  • C 1 – 2 – 3.
  • D 3 – 1 – 2
  • E 2 – 3 – 1.

O que caracteriza a pedagogia dos multiletramentos na prática docente?

  • A A ênfase no ensino e a utilização da modalidade formal da língua como base da comunicação escolar.
  • B A valorização de múltiplas linguagens e contextos culturais no processo de ensino-aprendizagem.
  • C A utilização repetitiva de códigos verbais como forma de reforçar a alfabetização tradicional.
  • D A limitação das práticas de ensino-aprendizagem às normas gramaticais e à leitura de textos acadêmicos.
  • E A rejeição da utilização de mídias digitais e textos multimodais no ambiente escolar.

Em uma escola de Ensino Médio, a equipe pedagógica decidiu adotar o ensino híbrido para potencializar a aprendizagem. Durante as reuniões de planejamento, foram discutidas práticas e características relacionadas a essa abordagem metodológica.


Considere as seguintes afirmativas:


I. O ensino híbrido busca integrar diferentes espaços, tempos e recursos digitais ao planejamento pedagógico.

II. Uma de suas propostas é substituir completamente o ensino presencial por atividades on-line.

III. O ensino híbrido pode promover personalização da aprendizagem, considerando o ritmo e as necessidades dos estudantes.

IV. Essa abordagem valoriza a interação presencial e virtual de forma complementar, e não excludente.


Quais afirmativas estão corretas?

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II e IV, apenas
  • E II, III e IV, apenas.

A Lei n° 9.394/1996, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece que

  • A a educação profissional deve ser ofertada após a conclusão do ensino médio.
  • B a organização do ensino deve considerar a diversidade e as características regionais.
  • C a carga horária mínima anual deve ser definida por cada professor.
  • D o currículo das escolas deve ser idêntico em todo o território nacional.
  • E o ensino técnico não pode estar articulado ao ensino médio regular.