Prova do Prodesan - Cozinheiro I PSS - IBAM (2025) - Questões Comentadas

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No trecho "Não sofre nenhum distanciamento com o para-brisa", a palavra "para-brisa" está grafada em conformidade com as regras da ortografia oficial. Sobre o uso correto do termo, analise as seguintes afirmativas.

  • A A palavra "para-brisa" é grafada com hífen devido à presença de dois substantivos unidos, e seu plural regular é formado como "os para-brisa".
  • B A palavra "para-brisa" é um substantivo simples, e sua grafia segue as regras para palavras compostas com hífen, sem alteração de significado no plural.
  • C A palavra "para-brisa" é um substantivo composto por aglutinação, formado por um verbo e um substantivo, e seu plural é flexionado na forma: os para-brisas.
  • D A palavra "para-brisa" é um substantivo composto por justaposição, sendo formado por um verbo e um substantivo, e seu plural permanece invariável: os para-brisas.

No trecho "Não me engano achando que velocidade é virtude", a palavra "que" desempenha um papel fundamental na construção do sentido da frase. Assinale a alternativa que indica corretamente a classe gramatical do termo "que" e a função que ele exerce nesse contexto.

  • A Advérbio, intensificando a ideia expressa pela oração principal e conferindo ênfase ao sentido de "velocidade".
  • B Conjunção coordenativa explicativa, conectando ideias que estabelecem relação de explicação sobre a afirmação anterior.
  • C Conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta, complementando o verbo "achando".
  • D Pronome relativo, retomando o antecedente "velocidade" e introduzindo uma oração subordinada adjetiva explicativa.

No trecho "Curiosamente, ela precisou fazer três vezes o exame de direção para obter a CNH.", o uso da vírgula após a palavra "Curiosamente" tem como objetivo principal:

  • A Reforçar o ritmo textual, conectando o advérbio à frase seguinte sem prejudicar a fluidez da leitura.
  • B Indicar a pausa necessária para separar o sujeito da oração, conforme a norma padrão de pontuação.
  • C Destacar o caráter adverbial da palavra, marcando um elemento de ênfase no início da frase para evidenciar a surpresa contida na informação.
  • D Introduzir um elemento de explicação na frase, indicando que o restante da oração é uma justificativa para a surpresa expressa.

Com base no texto "Discrepâncias no volante", discuta como os diferentes contextos de aprendizagem afetaram a eficácia das aulas de direção para Fabrício e Beatriz. Relacione com os conceitos de aprendizagem prática e teorias educacionais.

  • A Beatriz teve um aprendizado prático limitado, enquanto Fabrício teve uma abordagem mais intensa.
  • B Ambos seguiram a mesma quantidade de aulas teóricas, mas diferiram na aplicação prática.
  • C Fabrício e Beatriz internalizaram o conhecimento de forma distinta devido às suas idades e tipos de experiência prática.
  • D A experiência prática de Fabrício foi complementada com uma quantidade maior de aulas teóricas que a de Beatriz.

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa da acentuação da palavra MEDÍOCRE em "Eu sou um motorista medíocre, não do tipo que acumula 40 pontos de infrações por ano, mas dirijo com limitações".

  • A Todas as proparoxítonas são acentuadas.
  • B Os ditongos éi, ío e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras paroxítonas e proparoxítonas, são acentuados.
  • C Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal posterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
  • D Acentuam-se o "i" e "u" átonos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".