Questões da Prova da Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé - Auditor de Controle Interno (2021)

Limpar Busca

De acordo com o poema, assinale a alternativa incorreta.





  • A Os dois últimos tercetos, falam da vontade do eu lírico encontrar o amor, o desejo de ser notada, compreendida, amada por um alguém, que nunca a encontrou.
  • B O poema trata da fragilidade do Eu, a busca de algo que não se sabe onde está, há dor, incompreensão padecida pelo eu lírico.
  • C Na primeira estrofe, notamos uma mulher perdida, buscando a sua própria identidade, sem rumo na vida.
  • D O poema mostra que o eu lírico é uma pessoa corajosa, cheia de confiança, sabe o que quer, ama e é muito amada.
No primeiro terceto (último verso), a palavra porquê aparece acentuada porque:
  • A É uma conjunção coordenativa explicativa.
  • B É uma conjunção subordinativa adverbial causal.
  • C É empregado como substantivo, significa motivo, razão, causa.
  • D Equivale a um pronome relativo.
Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica. ( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas. ( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte. ( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos. ( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes. ( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.
  • A V – F – V – V – V – V.
  • B V – V – F – V – V – V.
  • C V – V – V – V – V – F.
  • D V – V – V – V – F – F.
Relacione as colunas sobre figuras da linguagem e marque a alternativa verdadeira.
COLUNA I. A- Metonímia. B- Onomatopeia. C- Anáfora. D- Aliteração. E- Assonância. F- Sinestesia.
COLUNA II. (1) “Gela o som, gela a cor”. (2) “Quem se salva nessa brasa / Quem acende um fogo novo / Cruza a crise, colhe a calma / Alegra a alma desse povo / Vive em paz e harmonia / Abre as portas da alegria”. (3) “Amar no frio o cobertor / Amar os dias de calor / Amar a chuva no verão / Amar o sol toda manhã / Amar o sonho, a ilusão”. (4) “A gente almoça e só se coça e se roça e só se vicia”. (5) “A reunião acabou virando um blá-blá-blá sem pé nem cabeça”. (6) “Há níqueis reservados para ele em toda casa”.

  • A A (2) – B (1) – C (4) – D (5) – E (6) – F (3).
  • B A (3) – B (5) – C (1) – D (6) – E (4) – F (2).
  • C A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (5) – F (3).
  • D A (6) – B (5) – C (3) – D (4) – E (2) – F (1).

Quanto à composição das palavras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas, ou mais palavras, ou seja, de dois, ou mais radicais. Essas palavras são denominadas compostas em oposição às simples, que possuem um só radical.

( ) Composição por justaposição: é a junção em que as palavras não sofrem alteração fonética.

( ) Composição por aglutinação: é a junção em que as palavras sofrem alteração fonética.

( ) Casos especiais de composição: há palavras compostas que não são formadas a partir de outras palavras da língua portuguesa, mas de radicais pertencentes a outras línguas.

  • A F – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – V – V – V.