Questões de Versificação - Rimas (Literatura)

Limpar Busca

No estudo da versificação, conceitos como métrica, rima e ritmo são fundamentais para a compreensão da estrutura poética. Sobre esses elementos, considere as afirmações abaixo e analise:

I) A métrica refere-se à contagem das sílabas poéticas, sendo o decassílabo um dos tipos mais comuns na poesia em língua portuguesa, caracterizado pela predominância de 12 sílabas poéticas em cada verso.
II) A rima pode ser classificada de acordo com sua posição e sua combinação dentro de uma estrofe, podendo ocorrer de forma alternada, emparelhada ou interpolada, e contribui para a sonoridade do poema.
III) O ritmo em um poema é determinado pelo arranjo de acentos e pausas que produzem uma cadência ao longo dos versos, independente da métrica e da rima, sendo mais evidente na leitura oral do poema.
IV) Na poesia clássica, a rima era um recurso indispensável para garantir a musicalidade e harmonia dos versos, enquanto na poesia moderna, o ritmo é priorizado, dispensando frequentemente a rima e até mesmo a métrica fixa.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • C Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
  • D Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo nos textos em versos, proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade.
Sobre as rimas do soneto, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Nos quartetos, as rimas são interpoladas ou opostas.
  • B As rimas do soneto são todas alternadas.
  • C O esquema de rimas dos tercetos é: C/D/C e D/C/D.
  • D O esquema de rimas dos quartetos é: A/B/B/A e B/A/A/B.

Com base no que expõe Norma Goldstein (2006), uma análise adequada dos recursos métricos, rítmicos e rímicos observáveis nos textos 1 e 2 está presente na seguinte afirmação:

  • A Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda há um ritmo afim ao do metro redondilho.
  • B Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda utilizam-se apenas rimas consoantes.
  • C Ambos os poemas apresentam a adoção de um esquema constante no concernente à distribuição das rimas.
  • D Ambos os poemas apresentam, no que se refere à qualidade das rimas, utilização equilibrada de pobres e ricas.

                                  “Escreve! Molha a pena, o leve estilo enrista!

                                   Pinta um canto de céu, uma nuvem de gaze

                                   Solta, brilhante ao sol; e que a alma se te vaze

                                   Na cópia dessa luz que nos deslumbra a

                                   vista.”



Esses versos pertencem à 2ª estrofe de um soneto. Analisando seus aspectos formais, conclui-se que o poema:

  • A tem doze versos de dez sílabas e rimas alternadas.
  • B tem quatro versos de dez sílabas e ausência de rimas.
  • C tem quatorze versos de doze sílabas e rimas ricas.
  • D tem versos brancos e livres e quatro quartetos.
  • E não tem número fixo de estrofes nem de sílabas métricas.

Marque a alternativa com análise INCORRETA.

  • A A estrofe de Vinicius de Moraes: "De tudo, ao meu amor serei atento antes / E com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento" - exemplifica o gênero lírico.
  • B O fragmento textual: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando: - Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. - Todos os domingos tu sais cedo - observou a mulher com azedume na voz. - Temos muito trabalho no escritório - disse o marido, secamente". (...) (Leon Eliachar. Pausa) - está elaborado com elementos que caracterizam "Apólogo".
  • C O texto de Rubem Braga: "Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico". - está escrito no estilo "crônica".
  • D Nos versos de gregório de Matos: "Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido; / Porque, quanto mais tenho delinquido, / Vos tenho a perdoar mais empenhado". - as rimas são opostas ou interpoladas.