Prova da Prefeitura Municipal de Petrolina - Professor - Ciências - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2021) - Questões Comentadas

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Sabe-se que, para a realização da comunicação, existem elementos fundamentais, como, por exemplo, emissor, receptor, canal, código, mensagem e contexto. Para atingir a finalidade pretendida no contexto comunicativo em questão (uma bula medicamentosa – Texto 01), recorreu-se, predominantemente, à seguinte função da linguagem:

  • A Metalinguística.
  • B Fática.
  • C Poética.
  • D Emotiva.
  • E Referencial.

Assinale a alternativa em que o par de vocábulos recebe acento gráfico em razão da mesma regra de acentuação:

  • A Sódico – além.
  • B Grávidas – médico.
  • C Cirurgião – evidências.
  • D Critério – lactação.
  • E Benefícios – há.

TEXTO 02


Aqui não se fazem memórias: aqui se trama a arte. Esta não é apenas a minha voz, mas a de muitas águas. Aqui não se organiza simplesmente um livro: aqui se fala de encantamentos. Quem não os aprecia, não deve me ler.

(LUFT, Lya. Mar de dentro: memorial da infância. São Paulo: Arx, 2002, p.6). 


No trecho “Esta não é apenas a minha voz, mas a de muitas águas”, o termo sublinhado pode ser substituído sem alteração de sentido por:

  • A porém
  • B como também
  • C contudo
  • D e
  • E mais

“A razão pedagógica está também, associada, inerentemente, ao valor, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando ajudar os outros a se constituírem como sujeitos, a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas.” O termo destacado tem como sinônimo:

  • A Atinente.
  • B Concernente.
  • C Inclemente.
  • D Inerente.
  • E Insurgente.

Observe o trecho a seguir (extraído e adaptado do Texto 03):


Para Davidov, crianças e jovens vão à escola para aprender a cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformá-lo. Para isso, é necessário pensar - estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva. Nessa direção, Libâneo aponta que a "didática", hoje, precisa comprometer-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens e esta, por sua vez, está associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como se pode ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e dificuldades da vida prática. A razão pedagógica está também, associada, inerentemente, ao valor, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando ajudar os outros a se constituírem como sujeitos, a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas.”


Sabe-se que, em língua portuguesa, há expressões que funcionam como elementos de conexão (coesão), além de contribuírem para a construção de sentido no texto. Nesse sentido, as palavras em destaque contribuem para dar os seguintes sentidos, respectivamente:

  • A Comparação e consequência.
  • B Finalidade – conformidade.
  • C Conformidade e finalidade.
  • D Consequência – causa.
  • E Explicação – finalidade.