Prova da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara - Professor - Educação Básica - Crescer Consultorias (2019) - Questões Comentadas

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Com base na leitura do texto, pode-se afirmar

  • A Filosofia e educação são ciências autônomas e independentes, embora estivessem juntas na origem, porém o objeto de cada uma careceria de autonomia, porquanto se tratava de um subproduto, mais ou menos acessório, de um objeto principal de formação do homem
  • B A educação não prescinde da Filosofia, uma vez que os processos de educação e formação do homem desembocam, com natural espontaneidade, na filosofia, por isso os maiores filósofos de todos os tempos, desde a antiguidade, trataram de abordar a filosofia e a educação em diferentes situações e diversos níveis, mas sem uma prescindir da outra.
  • C Algumas ideias propostas pelos primeiros filósofos, embora discutidas e defendidas ao longo dos tempos, não estão presentes hoje, dentro da Educação, pois esta tornou-se ligada a outras ciências.
  • D A filosofia tem um papel fundamental na educação e na vida do educando, dispensando o professor do conhecimento filosófico no papel de educador.

No texto, a linguagem predominante é a

  • A Referencial, pois traduz objetivamente a realidade externa ao emissor, ou seja, trata do papel da filosofia na educação.
  • B Fática, porque objetiva iniciar um contato do emissor com o receptor, testando a importância do canal utilizado para enfatizar a importância da filosofia no papel de formação do educando.
  • C Metalinguística, em virtude de ter sido utilizada para explicar a si mesma e, sobretudo, evidenciar a dificuldade de definir para o leitor certos termos próprios da área da filosofia.
  • D Apelativa, visto que procura influir no comportamento do leitor, por meio de apelos, para que avalie a importância da filosofia.

Em relação ao texto, é correto afirmar

  • A “juntas” (L.1) é um modificador do verbo.
  • B “ou seja” (L.25) antecede uma retificação.
  • C “educação” (L.22) mudará de função sintática caso haja a substituição do verbo existir pelo verbo haver.
  • D “Nos tempos antigos” (L.7) e “desde sua infância” (L.10) expressam o mesmo valor circunstancial.

Os termos “mas” (L.37) e “Desta forma” (L.39) expressam, respectivamente, ideia de

  • A Ressalva e conclusão.
  • B Oposição e modo.
  • C Adversidade e adição.
  • D Adição e síntese.

Há correspondência modo-temporal entre a forma verbal simples “buscou” (L.2), e a composta

  • A tivesse buscado.
  • B teria buscado.
  • C tem buscado.
  • D terá buscado.