Prova da Prefeitura de Santa Helena - Fisioterapia - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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No contexto teatral, a utilização de elementos formais como texto, corpo, espaço, luz e som é essencial para a construção da experiência cênica. Em uma montagem teatral focada na ambientação de um cenário noturno e misterioso, qual combinação de elementos formais abaixo seria mais adequada para reforçar essa atmosfera?

  • A Movimentação intensa pelo espaço; luzes fortes e coloridas; som ambiente de pássaros e natureza; texto alegre e otimista.
  • B Pouco movimento corporal; iluminação em tons azulados e baixos; som ambiente de vento ou chuva; espaço de palco com áreas escuras.
  • C Iluminação quente e intensa; trilha sonora épica; pouca movimentação corporal; cenário minimalista.
  • D Espaço completamente iluminado; som ambiente de vozes e passos; movimentação suave e ritmada; texto extenso e descritivo.

No ensaio "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica", Walter Benjamin explora o impacto das tecnologias de reprodução (fotografia e cinema) sobre a arte e propõe o conceito de "aura". De acordo com Benjamin, qual das seguintes afirmações melhor representa a transformação do conceito de "aura" na era da reprodutibilidade técnica?

  • A A "aura" das obras de arte é intensificada com a possibilidade de reprodução em massa, pois torna a arte mais acessível e apreciada por um público maior.
  • B A reprodução técnica destrói a "aura" da obra de arte ao eliminar sua unicidade e o valor de sua presença no tempo e no espaço, reduzindo o impacto da experiência estética.
  • C A reprodução técnica não altera a "aura" da obra de arte, pois a experiência estética é sempre subjetiva e independente de sua materialidade.
  • D A "aura" permanece intacta em cada cópia reproduzida, pois cada reprodução carrega o mesmo valor cultural e autenticidade da obra original.

Em relação à técnica de gravura, qual das alternativas descreve corretamente o processo utilizado na técnica de xilogravura?

  • A A gravura é feita em uma placa de vidro onde a tinta é aplicada em áreas específicas e transferida para o papel por meio de pressão manual.
  • B O artista esculpe uma matriz em madeira, deixando em relevo as partes que receberão a tinta, que é transferida para o papel através de pressão.
  • C O processo envolve o uso de ácido para corroer áreas de uma placa de alumínio, criando uma matriz de superfície gravada.
  • D Utiliza uma superfície de tecido onde a tinta é aplicada em áreas bloqueadas por estênceis, criando uma impressão por camadas.

No Brasil colonial, a produção artística não se limitou à pintura e à arquitetura, mas incluiu importantes obras de escultura, especialmente em igrejas e capelas.
Considerando o contexto religioso e cultural do período, qual dos materiais abaixo foi amplamente utilizado para a produção de esculturas sacras no Brasil colonial?

  • A Madeira, pela sua disponibilidade e facilidade de manuseio, o que permitia criar obras detalhadas e que expressavam devoção religiosa.
  • B Ouro, utilizado principalmente em esculturas de figuras religiosas devido à durabilidade e valor econômico.
  • C Ferro, pela durabilidade e pela possibilidade de criar esculturas resistentes à umidade e ao calor.
  • D Cobre, escolhido por sua cor característica e fácil manipulação em figuras sagradas.

Emília Ferreiro é uma das principais referências na educação infantil e na compreensão dos processos de alfabetização. Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma das contribuições centrais de Ferreiro para o ensino da leitura e escrita?

  • A O entendimento de que a escrita é uma construção social e que as crianças passam por hipóteses sobre o sistema de escrita, desenvolvendo-se gradualmente até compreenderem a relação entre fonema e grafema.
  • B A abordagem de que a leitura e a escrita são habilidades separadas e devem ser ensinadas de forma independente uma da outra.
  • C A ideia de que a alfabetização é um processo linear, que deve seguir uma ordem rígida de letras e sílabas.
  • D A teoria de que a alfabetização deve ser ensinada a partir da memorização de palavras completas, sem análise dos sons individuais