Questões de Linguagens Artísticas (Educação Artística)

Limpar Busca

De acordo com a "Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Iporã do Oeste/SC", o ensino da Arte se estrutura a partir de um conjunto de diferentes formas de expressão que possibilitam aos alunos explorar, conhecer e produzir manifestações artísticas diversas. Essas formas de expressão, consideradas como campos de conhecimento interligados e complementares, oferecem diferentes maneiras de sentir, pensar, expressar e comunicar através da arte.
De acordo com a "Proposta Curricular Municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Iporã do Oeste/SC", o ensino da arte é composto por quatro linguagens, são elas:

  • A Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.
  • B Corpo, Som, Imagem e Palavra.
  • C Literatura, Cinema, Fotografia e História da Arte.
  • D Desenho, Pintura, Escultura e Gravura.

A história da música revela diferentes formas de expressão sonora ao longo do tempo. Uma característica importante da música na Antiguidade é:

  • A O uso exclusivo de instrumentos eletrônicos.
  • B A valorização da música apenas como entretenimento.
  • C A ligação da música com práticas religiosas e rituais.
  • D A inexistência de qualquer tipo de instrumento musical.

A Renascença musical destacou-se pela:

  • A Ampliação do uso da polifonia e valorização da harmonia.
  • B Criação do primeiro sistema de gravação de som.
  • C Introdução do jazz como principal estilo musical.
  • D Popularização da música eletrônica nas cortes europeias.

No estudo da história da música, reconhecemos a Idade Média pela forte presença de:

  • A Bandas de rock que se apresentavam em praças públicas.
  • B Música vocal sacra, como o canto gregoriano.
  • C Orquestras sinfônicas compostas por instrumentos modernos.
  • D Óperas compostas para grandes teatros.

Um dos objetivos da BNCC no ensino de música é possibilitar aos estudantes:

  • A Rejeitar músicas que não sejam tradicionais.
  • B Compor apenas músicas eruditas ocidentais.
  • C Reconhecer e respeitar a pluralidade de expressões musicais, antigas e contemporâneas.
  • D Memorizar apenas datas de nascimento de compositores famosos.