Questões de Linguagens Artísticas (Educação Artística)

Limpar Busca

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-paisprofessores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm

A principal importância da música no desenvolvimento humano é de

  • A servir como forma de entretenimento em shows ao vivo e em gravações.
  • B contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
  • C amparar e motivar quem deseja seguir e pensar na carreira artística.
  • D preservar as tradições culturais dos antepassados e para manter o equilíbrio emocional.
  • E impactar a criatividade como choque de realidade e refletir sobre os instrumentos.

A música erudita, também conhecida como música clássica, engloba a transmissão de conhecimentos sobre a história, a teoria, a prática e a apreciação desse tipo de arte musical. A metodologia de ensino pode variar desde a leitura de partituras e a prática instrumental até a discussão sobre compositores e estilos musicais.

A característica essencial dessa modalidade de música é

  • A ser composta por instrumentos de percussão, cordas e metais.
  • B possuir estruturas complexas e estudos para sua apreciação.
  • C ser tocada de maneira improvisada, sem partituras e condutor.
  • D negar outros estilos musicais ao longo da história moderna.
  • E compor para grandes orquestras, sem variação de formação.

As artistas brasileiras estão presente no cenário nacional desde o final do século XIX, apesar de serem discriminadas por suas profissões e nem sempre serem reconhecidas em seu tempo.
Associe as duas colunas, relacionando as artistas às suas respectivas áreas de atuação.

1. Ruth de Souza
2. Bertha Rosanova
3. Abigail de Andrade
4. Chiquinha Gonzaga

( ) Artes Visuais
( ) Dança
( ) Música
( ) Teatro

A sequência correta dessa associação é:

  • A 3, 2, 1, 4
  • B 4, 1, 2, 3
  • C 3, 2, 4, 1
  • D 4, 2, 1, 3
  • E 2, 1, 3, 4
“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação. “

(BNCC-2017). p.193. Adaptado.

O professor que trabalha com esta proposta não pode perder de vista a essência de cada linguagem artística e deve ficar evidente que está desenvolvendo habilidades em mais de uma modalidade artística concomitantemente. Numa preparação para o Sarau, ele pode estimular seus estudantes a
  • A executar uma coreografia.
  • B produzir vídeos e filmes.
  • C fazer desenhos livres.
  • D encenar um monólogo.
  • E apresentar um canto coral.

Segundo Rudolf Laban, são os fatores que qualificam o movimento:

  • A espaço, peso, tempo e fluxo.
  • B ritmo, altura, força e harmonia.
  • C agilidade, destreza, força física e leveza.
  • D baixo, médio e alto.
  • E expansivo, retraído, saltitante e agressivo.