Questões de História da Arte e Educação (Educação Artística)

Limpar Busca

Considerando os principais movimentos artísticos do século XX no Brasil, analise as afirmativas a seguir.



I. O modernismo brasileiro, especialmente a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, rompeu com padrões europeus e buscou uma arte nacional.


II. O concretismo valorizava a emoção e a subjetividade como fundamentos principais da criação artística.


III. O neoconcretismo surgiu como uma resposta à rigidez racional do concretismo, propondo maior subjetividade e participação do espectador.


IV. A arte contemporânea brasileira está desvinculada de questões sociais e políticas.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa I está correta.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Um dos objetivos da BNCC no ensino de música é possibilitar aos estudantes:

  • A Rejeitar músicas que não sejam tradicionais.
  • B Compor apenas músicas eruditas ocidentais.
  • C Reconhecer e respeitar a pluralidade de expressões musicais, antigas e contemporâneas.
  • D Memorizar apenas datas de nascimento de compositores famosos.

De acordo com a BNCC, o ensino de História da Arte na Educação Básica busca:

  • A Priorizar apenas a arte clássica europeia como referência estética e histórica.
  • B Valorizar a diversidade cultural, promovendo o conhecimento de diferentes manifestações artísticas de distintas épocas e culturas.
  • C Ensinar exclusivamente as técnicas acadêmicas de pintura e escultura.
  • D Restringir o estudo artístico aos períodos da Renascença e do Barroco.

A história da música revela diferentes formas de expressão sonora ao longo do tempo. Uma característica importante da música na Antiguidade é:

  • A O uso exclusivo de instrumentos eletrônicos.
  • B A valorização da música apenas como entretenimento.
  • C A ligação da música com práticas religiosas e rituais.
  • D A inexistência de qualquer tipo de instrumento musical.

No estudo da história da música, reconhecemos a Idade Média pela forte presença de:

  • A Bandas de rock que se apresentavam em praças públicas.
  • B Música vocal sacra, como o canto gregoriano.
  • C Orquestras sinfônicas compostas por instrumentos modernos.
  • D Óperas compostas para grandes teatros.