Questões de Artes Cênicas e Educação (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir que apresenta uma habilidade presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) para Arte nos anos iniciais da educação escolar:
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceitos, experiências pessoais e coletivas de dança na escola, como fonte para a construção de vocabulário e repertórios próprios.

Para uma aula de dança do 4º ano, na qual um professor deseja incentivar os estudantes a desenvolver essa habilidade, qual das seguintes atividades o professor pode propor?

  • A Imitar os passos de uma dança religiosa como o Candomblé, explicando seu significado com vocabulário relevante.
  • B Participar da criação de uma coreografia de danças afro-americanas que eles revisaram em sala de aula, fazendo acordos dentro de cada grupo.
  • C Executar movimentos corporais livremente enquanto ouve melodias de diferentes interpretações do estilo bossa nova, indicando sua preferência.
  • D Discutir em roda de conversa suas experiências como espectadores ou participantes de sambas batucadas, compartilhando as emoções vivenciadas.
  • E Assistir a vídeos de apresentações de dança de artistas que fazem parte do movimento da música popular brasileira, identificando os diferentes momentos das apresentações.

Na primeira aula da unidade "Danças Afro-Brasileiras" em uma escola de ensino fundamental do 8º ano, os estudantes assistiram a vídeos de diferentes danças, selecionaram capoeira e revisaram os passos da coreografia. Para a próxima aula, o professor realizará uma avaliação formativa em grupo com o seguinte objetivo: “Executar os passos básicos da capoeira”.

Para avaliar o objetivo declarado, qual das seguintes estratégias de avaliação é apropriada para o professor usar?

  • A Adaptar os passos de capoeira revisados na aula anterior de acordo com a decisão dos líderes dos grupos.
  • B Apresentar um vídeo de capoeira aos estudantes para que eles identifiquem os passos da coreografia.
  • C Improvisar uma coreografia de capoeira a partir dos acordos entre os integrantes de cada grupo.
  • D Mostrar aos estudantes os passos de dança revisados na aula anterior, convidando cada grupo a participar.
  • E Dar aos estudantes um guia impresso para seguir com um esboço das etapas da coreografia.

Uma professora que planeja uma aula para a turma do 7º ano estabelece como objetivo de aprendizagem que seus estudantes executem uma coreografia baseada no carimbó. Há um estudante na turma que usa cadeira de rodas, então o professor decide propor uma adaptação para ele. Que atividade poderia ajudar esse estudante a atingir o objetivo da aula?

  • A Elaborar uma ficha técnica para a dança do carimbó.
  • B Realizar uma pesquisa sobre as origens da dança do carimbó.
  • C Executar variações dos movimentos coreográficos da dança do carimbó.
  • D Desenhar as fantasias que seus colegas usarão para dançar o carimbó.
  • E Registrar observações sobre como seus colegas executam a coreografia da dança do carimbó.

No que diz respeito ao Currículo Ensino Fundamental II – Itatiba, 1o bimestre do 1o ano, a habilidade “estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado” refere-se a qual dos objetos de conhecimento presentes nas alternativas?

  • A Contextos e práticas.
  • B Matrizes estéticas e culturais.
  • C Materialidades.
  • D Elementos da linguagem.
  • E Corpo e música.

Para Reverbel (1996), a definição de jogo dramático é:

  • A representação que consiste na reprodução exata de uma pessoa, de um animal ou de uma ação.
  • B técnica aplicada nas atividades de expressão dramática. Consiste na criação espontânea a partir de um fato, situação ou ação proposta.
  • C jogo do ator em cena a partir do texto criado pelo dramaturgo. Há diversos métodos, sendo os mais importantes o de Stanislávski e o de Bertolt Brecht.
  • D improvisação a partir de temas ou situações. Também denominado jogo teatral, é uma criação e representação coletiva, bastante aplicada em escolas.
  • E movimentação dos atores em cena, em função do texto da peça teatral: entradas, saídas, posturas. Pode ser representada por anotações gráficas ou maquetes.