Questões de Artes Cênicas e Educação (Artes Cênicas)

Limpar Busca

A representação cênica, como manifestação artística, articula diversos elementos para construir a experiência teatral. Considerando os elementos formais − texto, corpo, voz, espaço cênico e iluminação − e tomando como referência uma obra teatral com rica interação entre eles, como o conhecido "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação entre esses elementos na concretização da cena:

  • A A integração dinâmica e expressiva entre o texto, o corpo do ator, a modulação da voz, a organização do espaço e o uso da iluminação contribui para a criação de atmosferas, a comunicação de emoções e a construção da narrativa cênica.
  • B A voz, na cena teatral, possui a função principal de veicular as falas dos personagens de forma clara e audível, sendo variações de ritmo, tom e volume recursos dispensáveis para a construção de significados.
  • C O espaço cênico ideal é aquele que busca a máxima neutralidade, evitando elementos que possam desviar a atenção do público do texto principal e da atuação dos atores, considerados os únicos elementos essenciais.
  • D O corpo do ator atua como um mero veículo de transmissão do texto, restringindo-se a movimentos funcionais e desprovidos de intencionalidade expressiva que extrapolem a literalidade das palavras.

Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 3ª parte.
  • D Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • E Todas as partes.

Segundo Iavelberg (2015), em 1599 funcionavam as “casas do bê-á-bá”, nas quais, ler e escrever era importante para a prática da fé cristã e conversão das crianças dos povos indígenas.
Para a autora, no período, a prática do teatro nesse contexto escolar tinha como objetivo a catequese e

  • A a apreensão das culturas locais pelos colonizadores por meio do teatro que incorporava as manifestações locais como a música e a dança.
  • B a imposição do padrão linguístico português sobre os demais idiomas aqui praticados.
  • C o aprendizado, pelos povos indígenas, das técnicas de pinturas de cenários, a partir do padrão de matriz europeia.
  • D a incorporação, por parte dos colonizadores, da língua praticada pelos povos locais, como forma de aproximação entre os dois grupos.
  • E a divulgação da arte portuguesa como ambientação para a futura migração da metrópole do reino de Portugal para o Brasil.

Segundo Koudela (2015), a modalidade do teatro legislativo, cuja máxima é “Transformar o desejo em lei”, desenvolveu-se com o intuito de transformar os indivíduos em cidadãos, de espectadores passivos e isolados da política institucionalizada, em membros de uma coletividade e participantes ativos das decisões tomadas nos diversos níveis de poder do estado.

Tal modalidade foi elaborada por

  • A Cibele Forjaz.
  • B Augusto Boal.
  • C José Celso Martinez Corrêa.
  • D DanielaThomas.
  • E Antunes Filho.

No capítulo 4 da obra de Pereira e Moreira (2021), Silva e Gomes (2021) apresentam um estudo sobre a expressão corporal na educação física escolar. Uma das atividades utilizadas foi “Rei da Europa”, na qual os autores afirmaram que as escolhas dos grupos em encenar e responder às encenações teve ligação própria com as identidades culturais desses alunos.

Qual atividade, aplicada como recurso metodológico, foi utilizada pelos autores?

  • A Práticas de Aventura.
  • B Circo.
  • C Mímica.
  • D Teatro.
  • E Pilates.