Prova da Prefeitura de Paraíso - Educador Social de Educação Física - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Um professor de arte deseja planejar uma sequência didática para introduzir seus alunos ao conceito de "simbolismo na arte". Ele escolhe apresentar obras de diferentes épocas que utilizam símbolos para transmitir ideias ou sentimentos. Qual das opções abaixo melhor descreve uma estratégia eficaz para abordar o simbolismo na arte em sala de aula?

  • A Utilizar prioritariamente obras de arte contemporânea, para facilitar a identificação de símbolos em um contexto mais próximo dos alunos.
  • B Fazer uma análise comparativa entre obras de arte ocidental e africana para discutir principalmente os símbolos religiosos de cada tradição artística.
  • C Explorar obras de diferentes culturas e períodos históricos, incentivando os alunos a identificarem e discutirem símbolos específicos em cada obra.
  • D Selecionar obras da mesma época para demonstrar como o simbolismo muda conforme o contexto social, focando exclusivamente na arte renascentista.

A arte, como sistema semiótico de representação, utiliza signos visuais, sonoros e textuais para construir significados que vão além do literal, permitindo interpretações múltiplas. Sobre esse assunto, escolha a alternativa que melhor exemplifica a visão de Ernst Cassirer sobre a linguagem simbólica da arte:

  • A Para Cassirer, a arte é uma forma de conhecimento que transcende o simbólico, priorizando a representação objetiva da realidade.
  • B Cassirer considera a arte uma linguagem simbólica, pois permite ao ser humano expressar realidades que vão além da experiência sensorial direta.
  • C A arte, segundo Cassirer, é uma extensão direta do conhecimento científico, com bases teóricas e empíricas.
  • D Cassirer sustenta que a arte deve ser vista como uma linguagem formal, sendo estritamente ligada às normas da lógica simbólica.

A arte pré-histórica revela muito sobre as crenças e os modos de vida dos povos do Paleolítico e do Neolítico. Com relação à arte do Paleolítico, é correto afirmar que:

  • A As figuras femininas, como a Vênus de Willendorf, são interpretadas como símbolos de fertilidade e abundância.
  • B As pinturas rupestres do Paleolítico têm características narrativas, retratando sequências complexas de eventos históricos.
  • C As representações artísticas eram predominantemente abstratas, com símbolos geométricos que substituíam figuras realistas.
  • D A maioria das pinturas e esculturas do Paleolítico foi produzida com pigmentos minerais e representava cenas da vida cotidiana, como a agricultura.

O ensino de arte pode ser entendido como uma forma de promover o desenvolvimento integral dos alunos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual das práticas pedagógicas a seguir é mais adequada para um professor de arte que busca alinhar seu trabalho aos princípios da BNCC?

  • A Promover atividades interativas que envolvam a criação coletiva, permitindo aos alunos expressarem-se livremente e respeitando a diversidade cultural de cada um.
  • B Incentivar os alunos a criarem obras que sigam um único estilo, com o objetivo de simplificar a avaliação de suas habilidades técnicas.
  • C Desenvolver atividades que valorizem prioritariamente as obras de arte orientais, para proporcionar aos alunos uma formação artística de base mais diversificada.
  • D Focar no ensino teórico e prático, com ênfase em memorizar os principais movimentos artísticos e desenvolver atividades manuais ao final de cada aula.

Na análise da linguagem visual, diversos elementos são fundamentais para a construção de significados em uma obra. Qual dos elementos a seguir é caracterizado por influenciar diretamente a sensação de movimento e fluidez na arte visual?

  • A A aplicação de linhas verticais e simétricas para estruturação do espaço.
  • B A cor saturada e o contraste entre tons frios e quentes.
  • C O ritmo criado pelo uso de linhas curvas e sobreposição de formas.
  • D O uso de texturas suaves, aplicadas uniformemente na superfície da obra.