Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes (Educação Artística)

Limpar Busca

O ensino de Arte no país, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCС), contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. A aprendizagem de Arte alcança a experiência e a vivência artísticas por meio de práticas artísticas e

  • A reprodutivas.
  • B elitistas.
  • C lúdicas.
  • D investigativas.
  • E decorativas.

Escola com foco no processo artístico promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, NÃO impactando no desenvolvimento:

  • A Cognitivo;
  • B Emocional;
  • C Social;
  • D Antiestético.

Na exemplificação dos trabalhos publicados por Robert Saunders, Barbosa (2014) denomina sua abordagem de Método de Multipropósito e a define como

  • A metodologia que considera o fazer arte como o domínio único para caracterizar seu ensino.
  • B um método comparativo de leitura de obra de arte.
  • C desenhada para orientar no uso de reproduções como instrumento de ensino.
  • D desenvolvida a partir da Estética.
  • E focada na leitura dos padrões de arte de cada povo servindo à consciência nacional.

Para uma aula sobre Patrimônio Cultural, um professor de artes do 5º ano planeja ensinar aos estudantes a importância de preservar e valorizar os bens culturais, explicando que existem bens materiais e imateriais. Para isso, considere incluir exemplos de expressões artísticas que ilustrem esses dois tipos de bens culturais.

Qual dos seguintes exemplos de expressões artísticas seria apropriado para refletir os tipos de bens explicados pelo professor?

  • A Fotografias de esculturas e apresentações de dança.
  • B Filmagens de museus de arte e edifícios protegidos.
  • C Recortes de imagens de santos e fachadas de igrejas.
  • D Áudio de sons de instrumentos típicos e músicas populares.
  • E Maquete da escola onde estudam e do bairro onde ela está localizada.

O educador John Paynter publicou o livro Sound and structure, que discute o papel da arte no currículo escolar, no qual enfatiza as direções que apresenta em sua proposta, que são:

  • A observar, repetir e apresentar.
  • B composição, execução e escuta.
  • C perseverança, treino e consistência.
  • D tranquilidade, estudo sistemático e memorização.
  • E expressão, descobertas e imaginação.