Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes (Educação Artística)

Limpar Busca

Com relação à avaliação em arte e ao uso das tecnologias, mídias e redes sociais nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A A escolha do suporte de registro não tem relação com a prática avaliativa em cada situação.
  • B O uso do diário de bordo é uma prática antiga de registro do educador e nele devem estar presentes apenas os acontecimentos extraordinários, e não o processo de trabalho com os alunos.
  • C O acesso caseiro às variadas tecnologias e suportes, tanto pelos alunos quanto pelos educadores, pode abrir caminhos exploratórios dentro dos processos e das avaliações.
  • D Ainda que, de fato, as tecnologias estejam transformando o mundo e a forma de pensar, é imprescindível que o educador mantenha formas mais tradicionais de registros e de avaliação, priorizando sempre os parâmetros de acerto e erro.
  • E A introdução de novas mídias e suportes, como smartphones e tablets, no ensino não afeta o alcance e a propagação dos processos e resultados de atividades em arte na escola.

“A Arte faz parte da vida cotidiana das pessoas dos mais variados lugares, em todas as épocas e culturas. As manifestações artísticas não estão só nos museus, nos teatros, nas apresentações musicais, podem estar na rua, nas casas, nas festas, na escola. É preciso abertura para percebê-las e interagir com elas, fazendo das experiências estéticas com a arte situações de construção de conhecimento, momentos de reflexão, de crítica, de expressão. E esses encontros podem se tornar mais ricos e interessantes se experenciados em conjunto, em práticas dialógicas entre professores, estudantes e comunidade”. (Janelas da Arte – IBEP, 2022.)

A partir do trecho citado, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

  • A a Arte expressa no cotidiano sobressai-se das artes acadêmicas, portanto, é de grande importância que a escola, pelo componente curricular de Arte, privilegie conteúdos sobre as manifestações populares.
  • B estimular habilidades da própria natureza de crianças e de adolescentes significa se aprofundar no seu contexto sócio-histórico e no cotidiano das suas experiências estéticas, desvelando, assim, toda a cultura adquirida.
  • C os diversos contextos de pluralidade cultural e os estímulos artísticos que crianças e adolescentes estão inseridos possibilitam o conhecimento e as experiências somente ao sentir e ao observar por meio da Arte.
  • D as experiências artísticas vivenciadas por alunos no meio familiar e em suas comunidades envolvem as mais diversas perspectivas de fazer, de apreciar e de refletir a Arte, construindo conhecimento e cultura.

O professor de Arte ao avaliar

  • A considera todo o processo assim como o desenvolvimento da produção dos alunos.
  • B compara os trabalhos iniciais e finais, verificando o nível de evolução entre eles.
  • C realiza regularmente uma análise sistemática conforme as etapas escolares.
  • D seleciona os alunos por competências e habilidades para as culminâncias escolares.

“Para a Educação Musical, como disciplina escolar e política pública educacional, não se trata de divulgar a cultura erudita em prejuízo da popular. Trata-se de abrir espaço ao que o aluno, em seu contexto, pouco conhece e fomentar o pensamento crítico quanto ao já conhecido, mas, muitas vezes, não suficientemente percebido” (p. 100).
“Atualmente, há um maior trabalho de equalização, na bagagem cultural do educando, conhecendo-se as diversas manifestações musicais, discutindo-se o conhecido e abrindo-se espaço ao pouco divulgado. Porém, é também necessário um trabalho cuidadoso com a música comercial em sala de aula. [...] Seja da cultura erudita, seja da cultura popular pouco midiatizada. [...] A própria música popular brasileira, em sentido amplo, ainda não é explorada em toda a sua potencialidade pedagógica” (p. 117).

FUCCI-AMATO, Rita. Escola e educação musical (des)caminhos históricos e horizontes – Papirus, 2012.

As citações do livro da autora Rita Fucci-Amato fazem uma reflexão sobre o desenvolvimento da Educação Musical na escola. Considerando a linguagem da música no Ensino Fundamental, assinale as afirmativas com V para as assertivas VERDADEIRAS e F para assertivas FALSAS e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência, de cima para baixo, na ordem CORRETA.

(    ) A prática musical na escola acelera o desenvolvimento cognitivo dos alunos, favorecendo diretamente os índices de aprovação no decorrer dos anos escolares.

(    ) O educador, a partir da utilização de recursos pedagógicos como instrumentos musicais, aparelhos de som e mídias digitais, oportuniza aos alunos vivências musicais.

(    ) O acesso à cultura erudita e popular por equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical será realizado somente no Ensino Médio.

(    ) Identificar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço e aprimorando a capacidade de apreciação da estética musical, é uma das habilidades a ser desenvolvida pela Educação Musical no Ensino Fundamental.


A sequência está CORRETA em: 

  • A V, F, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C F, F, V, F.
  • D V, V, F, V.

A dança promove e articula processos cognitivos e experiências sensíveis do sujeito e do seu corpo a partir do movimento dançado. Na escola, a dança

  • A possibilita a descoberta de diversos estilos e ritmos importantes na socialização.
  • B é direcionada para o desenvolvimento de técnicas corporais e de coreografias.
  • C proporciona a reflexão e a percepção acerca do corpo e da dança sobre si e o mundo.
  • D ameniza tensões do cotidiano social, como a pressão imposta, para aprovação escolar.