Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes (Educação Artística)

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Durante uma oficina de artesanato promovida por uma escola pública em parceria com grupos de saberes tradicionais, uma educadora propôs atividades envolvendo o tricô como forma de expressão manual e terapêutica. Ao explicar os fundamentos da técnica, ela destacou que o tricô se diferencia de outras práticas têxteis por utilizar agulhas específicas e por sua construção basear-se na formação sequencial de laçadas. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica técnica própria do tricô:

  • A Produz peças a partir de laçadas interligadas com duas agulhas ou agulhas circulares, permitindo elasticidade e textura tridimensional.
  • B É realizado com auxílio de agulha de gancho único, formando nós e voltas fechadas.
  • C Utiliza um tear de pentes móveis para criar padrões geométricos com múltiplos fios simultâneos.
  • D Exige a utilização de agulhas planas e uso de cola têxtil para fixação dos pontos.
  • E Baseia-se em trama fixa e urdidura manual, sendo finalizado com bordado sobreposto.

Sobre a utilização das mídias digitais no ensino da Arte, Analise as proposições a seguir.



I. As mídias digitais permitem o acesso a diferentes formas de expressão artística e a criação colaborativa.


II. O uso das mídias digitais deve ser evitado para preservar a essência das técnicas tradicionais.


III. A produção artística com recursos digitais amplia o repertório expressivo dos estudantes.


IV. As mídias digitais são incompatíveis com os objetivos educacionais da Arte na escola.



Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • C Apenas a proposição I está correta.
  • D Todas as proposições estão corretas.

A professora Laura, em uma aula de Artes com seus alunos, propôs a seguinte atividade: cada estudante deveria, individualmente, escolher uma música que fosse significativa para si e, a partir das emoções e imagens evocadas pela canção, criar uma colagem visual utilizando diversos materiais (revistas, tecidos, papéis coloridos, fotografias, etc.). Após a conclusão das colagens individuais, a professora solicitou que os alunos se organizassem em grupos de quatro e, juntos, selecionassem elementos de suas colagens individuais que dialogassem entre si, criando uma nova colagem coletiva que representasse as conexões e os sentimentos compartilhados pelo grupo a partir das músicas escolhidas individualmente.
A atividade desenvolvida pela professora Laura promove o desenvolvimento da(s) expressão(ões):

  • A Estética, apenas.
  • B Individual, apenas.
  • C Individual e coletiva.
  • D Coletiva, apenas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis dimensões do conhecimento que fundamentam o ensino de Arte, visando garantir uma experiência artística completa e significativa para os estudantes. Essas dimensões se interconectam e orientam as práticas pedagógicas, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do pensamento crítico e da autonomia dos alunos em relação às diversas manifestações artísticas e culturais. Elas se manifestam nas interações dos estudantes com as diferentes linguagens da arte e com o patrimônio cultural.
São dimensões do conhecimento para o ensino de Artes citadas na BNCC, EXCETO:

  • A Criação.
  • B Contextualização.
  • C Fruição.
  • D Estesia.

Visando aumentar o engajamento dos alunos nas atividades culturais e artísticas promovidas em uma escola pública, um professor de Artes planeja implementar diversas estratégias pedagógicas.

Todas as alternativas abaixo apresentam abordagens que tendem a fomentar a participação ativa dos estudantes, EXCETO:

  • A Limitar as atividades artísticas em sala de aula à reprodução de obras clássicas consagradas, garantindo que os alunos da escola pública tenham contato com o patrimônio artístico universal.
  • B Incentivar a criação de projetos artísticos coletivos entre os alunos da escola pública, explorando diferentes linguagens e valorizando a expressão de suas próprias vivências e identidades culturais.
  • C Integrar as atividades culturais e artísticas ao currículo da escola pública, mostrando a relevância dos conteúdos para o desenvolvimento pessoal e a formação cidadã dos alunos.
  • D Promover visitas a equipamentos culturais públicos como museus comunitários, centros culturais e espaços de apresentação locais, seguidas de discussões e atividades de reflexão sobre as experiências vivenciadas.