Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes (Educação Artística)

Limpar Busca

Sabe-se que a cultura adquire diferentes formas através do tempo e em diferentes espaços. Em função disso, é fundamental que seja explorada, de forma plural e criativa nas escolas, a:

  • A Unicidade social.
  • B Diversidade cultural.
  • C Aptidão artística.
  • D Cópia mimeografada.
  • E Reprodução de imagem.

No desenvolvimento do grafismo infantil, pode-se identificar na fase esquemática (aproximadamente entre 7 a 10 anos):

  • A Uso de cores no desenho, mas sem relação com a realidade.
  • B Desenhos feitos com movimentos amplos e desordenados.
  • C Uso do plano e da superposição no desenho.
  • D Surgimento do primeiro conceito gráfico de espaço através da linha de base.
  • E Desenhos dispersos e sem relação entre si.

Independente do estilo de dança a ser ensinado, é importante que o professor trabalhe inicialmente a consciência corporal, por meio de elementos como a postura, coordenação, ritmo e bases do movimento.

As técnicas de dança têm trabalhado com a noção de pelve neutra, que consiste no(a):

  • A Encaixe do quadril com a anteversão da pelve, provocando uma retificação na região lombar.
  • B Retroversão ou inclinação posterior da pelve, desencaixando o quadril para ampliar os movimentos.
  • C Assimetria entre as duas cristas ilíacas relativamente à linha central da coluna vertebral.
  • D Alinhamento do corpo e posicionamento do quadril que mantém as curvaturas naturais da coluna vertebral.
  • E Linha imaginária que parte da pelve e forma um círculo em torno do corpo do bailarino.

No contexto da Educação Infantil, o ensino de Arte envolve a imaginação, a criação, a percepção, a intuição, a emoção no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, o currículo deverá apresentar ações que contemplem a surpresa e:

  • A As interações sociais.
  • B O racional.
  • C A beleza estética.
  • D Os estereótipos.
  • E As imagens midiáticas.

A arte está presente em todos os lugares e é algo muito natural na Educação Infantil, já que a criança pequena apresenta múltiplas linguagens ou modos de expressão naturais, incluindo movimentos, desenhos, pinturas, esculturas, montagens, etc. Sendo assim, na Educação Infantil, é necessário possibilitar e estimular:

  • A O uso de exercícios de prontidão.
  • B A exploração das relações entre essas múltiplas linguagens.
  • C O treino específico das técnicas artísticas por si só.
  • D A pintura de desenhos prontos.
  • E O ensino por meio da repetição prática.