Questões de Práticas e Mediações Educacionais em Artes (Educação Artística)

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Assinale a alternativa que associa corretamente um item do plano de aula com sua possível informação correspondente.

  • A Objetivo - Estimular a coordenação motora a partir do desenvolvimento de trabalhos com massa de modelar e sucatas.
  • B Avaliação - Massa de modelar e sucata.
  • C Conteúdo - Observação do aluno pelo(a) professor(a) e preenchimento de uma ficha de observação.
  • D Material - Construção de esculturas humanas e de animais.
Ana Mae Barbosa afirmava, já em 1997, que “o ensino de Arte pode ser um instrumento de aquisição de conceitos, teorias e técnicas que pertencem ao saber arte, podendo também fomentar discussões e dar motivo para reflexões importantes na contemporaneidade [...]” Partindo dessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
  • A A assertiva proporcionou avanços em novos territórios do saber e do ensinar/aprender, fomentando várias propostas diferenciadas para o ensino de arte nas últimas décadas – o que incitou a revisão de atividades pedagógicas condicionadas às práticas da antiga educação artística, mobilizando o pensamento e a reflexão sobre metodologias e repertórios
  • B A frase leva ao entendimento de que a escola é um dos possíveis espaços de produção de conhecimento, garantindo oportunidades de se ampliar repertórios, conhecer outros pontos de vista, ter acesso às culturas diversas, participar ativamente da construção e da produção do próprio saber e em diálogos com as dos colegas
  • C Acrescida de crítica em uma dimensão contextual, local e global, o saber/ensinar arte dá um salto para além da busca pela criatividade e espontaneidade, travando diálogos, debates, desmanche inusitados, que surgem no contato com as próprias manifestações artísticas e culturais
  • D O ensino de Arte é entendido como campo em que não se instauram poéticas de denúncia e resistência, deflagradoras de opressões pessoais, sociais e políticas. Por ser um campo que depende do circuito artístico, se alastram através de produções efêmeras sem sentido, mas capazes de provocar discussões relevantes

A Base Nacional Comum Curricular (2018) sugere uma abordagem das linguagens artísticas, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, que articule seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; não havendo entre estas qualquer hierarquia ou ordem de atuação pedagógica. Sobre as dimensões citadas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. 2. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. 3. Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, constroem, ou seja, é uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, acontecimentos etc. 4. Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
( ) Criação. ( ) Reflexão. ( ) Crítica. ( ) Fruição.

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 4 –3 – 1 – 2.
  • C 3 – 1 – 4 – 2.
  • D 2 – 1 – 3– 4.
  • E 1 – 2 – 4 – 3.

Além das quatro unidades temáticas presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018): Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, foi acrescentada uma quinta: as Artes Integradas. Sobre a abordagem apresentada pela BNCC em relação às unidades temáticas citadas, assinale a alternativa correta.

  • A A unidade temática Dança também é abordada pelo componente curricular Educação Física, mas se diferencia da aula de Arte ao constituir-se como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e experiências sensíveis dos movimentos.
  • B A unidade temática Teatro não deve abordar temas polêmicos da nossa sociedade, uma vez que o objetivo é ensaiar peças teatrais que favoreçam o entretenimento da comunidade escolar, principalmente preparando os alunos para as apresentações e eventos escolares.
  • C A unidade temática Música tem como objetivo que os alunos aprendam a tocar ao menos um instrumento musical ao longo de sua vida escolar. O instrumento em questão fica a critério da escola/colégio.
  • D A unidade temática Artes Integradas exige que na mesma aula o professor aborde todas as linguagens referentes a determinado período ou movimento artístico, proporcionando uma educação artisticamente plena.
  • E A unidade temática Artes Visuais sugere que os alunos vivenciem a experiência de decoração do ambiente escolar, tendo como principal objetivo tornar a escola um espaço mais bonito.
No ensino de Arte do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Arte, aponta “Elementos da linguagem” como objeto de conhecimento do “teatro” a ser trabalhado com os alunos do 6º ao 9º ano. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento, espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  • A Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • B Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia e reconhecer seus vocabulários.
  • C Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
  • D Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.