Questões de História, Estética e Crítica das Artes Visuais (Artes Visuais)

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A Estudante


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(A Estudante, 1916. https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Estudante)



Antes dos anos 20, são feitas em São Paulo duas exposições de pintura que colocam a Arte Moderna de um modo concreto para os brasileiros: a de Lasar Segall, em 1913, e aquela que vai apresentar, entre outras, a tela A estudante, 1916.



Sua autoria é de

  • A Tarsila do Amaral.
  • B Di Cavalcanti.
  • C Regina Gomide.
  • D Anita Malfatti.
  • E Zina Aita.

Observe a imagem.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/caso-borba-

gato-o-que-fazer-com-a-homenagem-a-figuras-historicas-condenaveis/



A destruição de monumentos históricos é um tema complexo e polêmico. Pedestais e esculturas foram destruídos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Na cidade de São Paulo, em 2016, a estátua do bandeirante Manoel Borba Gato foi depredada por pessoas que defendem


  • A a livre manifestação, por viverem num estado democrático e de direito, e que agiram cumprindo o seu dever.
  • B o uso da arte como instrumento político, que deve servir para apreciação e pode ser depredado sempre que necessário.
  • C a retirada de monumentos públicos que retratam personagens históricos considerados escravocratas na história nacional.
  • D o retratado na obra como verdadeiro herói nacional e legítimo representante da sociedade e de cada cidadão.
  • E o dever de retirar o personagem antigo e substituí-lo por outro que represente o mesmo período e significado.

Segundo Iavelberg (2017), na contemporaneidade, em arte, privilegia-se a ideia em vez do fazer, incorporando objetos encontrados prontos no cotidiano como nos readymades de Marcel Duchamp ou, na Pop Art, com as caixas de sabão em pó Brilllo, de Andy Warhol, que, apropriados pelos artistas, são colocados em espaço expositivo, diferente de sua origem, passando a ser arte por deliberação poética.

Para Iavelberg (2017), esse procedimento é assimilação

  • A do Simbolismo.
  • B do Cubismo.
  • C do Letrismo.
  • D da Arte Conceitual.
  • E do Situacionismo.

Para Proença (1994), o interesse da Pop-art refere-se a

  • A imagens, ambiente, a vida que a tecnologia industrial criou nos grandes centros urbanos.
  • B pesquisas de sugestão dos movimentos a partir das sensações ópticas.
  • C associação artística ao automatismo psíquico.
  • D demonstrar a decepção com o fracasso da ciência e da religião.
  • E instauração do irracionalismo na arte.

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(Victor Vasarely. Triond. 1973. Serigrafia. Disponível em https://desahome.pl/victor-vasarely-triond-1973-89189.html)

As obras desse movimento apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento. Além disso, se o observador mudar de posição, terá a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras se movimentam, formando um novo conjunto pictórico. Enfim, trata-se de uma arte que, da mesma forma que a vida contemporânea, está em constante alteração.
(Proença, 1994. Adaptado)

O trecho e a imagem são exemplos do movimento artístico denominado

  • A arte pop.
  • B construtivismo.
  • C concretismo.
  • D cubismo.
  • E op-art.