Questões de História, Estética e Crítica das Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca

No contexto de inclusão de visualidades afro-brasileiras na educação em artes visuais, o estudo de imagens da arte contemporânea, como o da obra mostrada na figura 2A2-I, é pertinente para uma abordagem curricular

  • A multilateral.
  • B triangular.
  • C visual.
  • D internacional.
  • E multicultural.

Com base nas pesquisas relacionadas à arte pré-histórica brasileira, assinale a opção correta.

  • A As pinturas rupestres em paredes das cavernas mais antigas do Brasil foram descobertas no período colonial.
  • B As pinturas rupestres são classificadas em: produções com motivos de cena de caça, produções com motivos estilizados e produções com motivos geométricos.
  • C Diferentemente de pinturas rupestres encontradas em outras regiões do mundo, as descobertas no Brasil não apresentam escritas pictográficas.
  • D As pinturas encontradas nas cavernas do Piauí e de Minas Gerais suscitam dúvidas no que diz respeito à sua autoria por grupos humanos pré-históricos.
  • E As pinturas encontradas em sítios arqueológicos do Brasil foram produzidas em preto e branco.

Em relação à obra mostrada na figura 2A2-I, é correto afirmar que

  • A a arte contemporânea brasileira provoca discussões culturais acerca da diversidade e da diferença.
  • B a abstração na arte contemporânea está presente no uso indiscriminado de materiais alternativos.
  • C a arte barroca colonial não busca a qualidade de materiais para a prática artística.
  • D o modernismo brasileiro promove o uso de materiais reciclados para arte sustentável.
  • E o movimento concretista no Brasil influenciou a arte contemporânea no uso de elementos barrocos.

No que diz respeito à arte africana, assinale a opção correta.

  • A A despeito da divulgação das manifestações artísticas de origem africana pelo mundo, não há registro de artistas ocidentais que tenham sido influenciados pela arte africana.
  • B As expressões artísticas dos povos africanos restringem-se, por tradição, a materiais simples e baratos, como madeiras, pedras e argila.
  • C As máscaras africanas, objetos que mais impressionaram os europeus desde as primeiras exposições em seus museus, eram produzidas como elementos decorativos para serem utilizadas em ambientes públicos e domésticos.
  • D As estampas dos tecidos do vestuário dos povos africanos, expressões artísticas bastante características da África, influenciaram os povos dos países povoados por descendentes de africanos.
  • E Ferro e bronze não foram utilizados em esculturas africanas em virtude de crenças religiosas segundo as quais esses metais carregariam aspectos de divindade.

A arte indígena é

  • A considerada, no senso comum dominante, como artesanato devido ao fato de estar voltada à confecção de utensílios.
  • B produzida para servir como troca na negociação de produtos de primeira necessidade.
  • C confeccionada para uso cotidiano ou ritualístico, por isso é produzida por qualquer membro da comunidade, indiscriminadamente.
  • D classificada de forma genérica, independentemente da origem da comunidade que a produz, dada a semelhança das criações.
  • E desvalorizada como manifestação artística devido ao fato de as pinturas corporais, danças e músicas estarem vinculadas a rituais religiosos.