Questões de Linguagem Visual (Educação Artística)

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A educação da cultura visual pode ser aliada de métodos de ensino e dinâmicas didáticas que ampliam a experiência estética, produzindo outras formas de significação. Além de contextualizar e integrar saberes populares, diferentes formas de mídia e estilos culturais, ela possibilita que identidades sociais sejam valorizadas em suas múltiplas referências. Considerando essa informação e a realidade multicultural que compõe o contexto social das artes brasileiras, assinale a opção correta.

  • A As identidades sociais não são discursos significativos na produção simbólica da cultura popular.
  • B A história da arte é uma das narrativas possíveis para o ensino das artes, mas há outras, advindas das diferentes formas tradicionais de saberes e fazeres.
  • C As mídias sociais não representam formas simbólicas passíveis de análise estética ou elaboração didática.
  • D A cultura popular só pode ser introduzida em contextos escolares caso seja usada como um exemplo de mau uso de técnicas e materiais.
  • E A liberdade de expressão e a experimentação artística são estruturas incompatíveis com os conteúdos curriculares.

O artivismo, conforme apresentado na escultura-ambiental de Jorge Menna-Barreto, reproduzida no texto 35A1-I, é um recurso cada vez mais recorrente nas realidades artísticas. Essa tendência vai ao encontro do momento atual, que, cada vez mais, exige que as novas gerações exerçam competências não apenas de conhecimentos, mas também no domínio das relações humanas. Assim, o ensino, além de considerar a aprendizagem a partir das novas linguagens em artes visuais, também deveria acumular camadas de valor social e político à medida que tangencia temas polêmicos e, por vezes, contraditórios. 

A partir das informações precedentes, bem como das apresentadas no texto 35A1-I, assinale a opção correta acerca das possibilidades do ensino de arte contemporânea.

  • A Exemplos das novas linguagens em artes visuais são a assemblage, a instalação, a pintura e a performance.
  • B O entendimento do fazer artístico não depende da realidade social da qual esse fazer participa.
  • C O confronto entre diferentes mundos sociais transforma a obra de arte em um veículo de ideias, sentimentos e desejos.
  • D A diversidade cultural é acessível a qualquer indivíduo no mundo globalizado atual.
  • E Obras de arte resultam de processos criativos e, por isso, jamais se submetem a mecanismos preconceituosos e hierarquizados de enunciação.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Raísa Curty e Ale Gabeira. Horizonte professor. 2015. Instalação a partir de sequência de carteiras escolares dispostas na praia em Cumuruxatiba, Bahia.


        Ao apresentar propostas e questionamentos sobre a presença simbólica no mundo, a manifestação artística abre espaço para a educação sensível; legitima ou desafia a imagem que temos das coisas e de nós mesmos. Com isso, as produções em arte contemporânea e as teorias da educação da cultura visual parecem encontrar um espaço comum que contempla objetos e experiências cotidianas, redefinindo o limite entre estética e cultura, entre arte e não arte.

Considerando a obra apresentada e a informação precedente, assinale a opção correta à luz de alguns fundamentos teóricos e metodológicos da arte-educação.
  • A A educação da cultura visual é um campo para o ensino das artes visuais que não considera elementos da experiência cotidiana do educando.
  • B A educação da cultura visual fundamenta propostas pedagógicas que excluem conteúdos de origem popular, devido a sua preferência pelo erudito e extraordinário.
  • C A apropriação de objetos cotidianos para compor uma manifestação estética não resulta em uma obra de arte, podendo inclusive ser considerada plágio.
  • D A instalação Horizonte professor baseia-se na linguagem expoente da arte moderna devido ao seu engajamento com objetos cotidianos.
  • E Em atividade didática de artes, a instalação Horizonte professor pode contribuir para promover uma reflexão sobre os limites da sala de aula.

“O folheto da nossa _____________ pode, realmente, servir-nos de bandeira, porque reúne três caminhos: um, para Literatura, o Cinema e o Teatro, através da poesia narrativa de seus versos; outro, para as Artes Plásticas, como a Gravura, a Pintura, a Escultura, a Talha, a Cerâmica ou a Tapeçaria, através dos entalhes feitos em casca-de-cajá para as ___________ que ilustram suas capas; e finalmente, um terceiro caminho para a Música, através das 'solfas' e 'ponteados' que acompanham e constituem seus 'cantares', o canto de seus versos ou estrofes.”

O texto acima é da autoria de Ariano Suassuna e consta do catálogo da “Mostra Armorial 50 anos”, uma exposição que homenageia esse movimento e que passou por algumas cidades do Brasil.
Ariano, referiu-se a duas formas artísticas que complementam CORRETA e respectivamente as lacunas do parágrafo acima, a saber:

  • A Literatura de Bordel e iluminogravuras.
  • B Literatura Modernista e iluminogravuras.
  • C Literatura de Cordel e xilogravuras.
  • D Literatura Modernista e litogravuras.
  • E Literatura de Cordel e litogravuras.

Acerca do uso de luz e sombra em desenhos, analise as assertivas:


I.  A manipulação de luz e sombra é crucial para criar a ilusão de profundidade e volume.
II. Luz e sombra ajudam a definir a forma dos objetos, estabelecem a atmosfera e o humor de uma cena e podem ser usadas para direcionar a atenção para áreas específicas de um desenho.


Das assertivas, pode-se afirmar que:

  • A Apenas I está correta.
  • B Apenas II está correta.
  • C I e II estão corretas.
  • D I e II estão incorretas.