Questões de Linguagem Visual (Educação Artística)

Limpar Busca

Segundo HERNÁNDEZ, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Propiciar experiências de aprendizagem sobre e a partir da _______________, partindo de uma abordagem crítica e performativa, é mais do que uma estratégia de ensino-aprendizagem. 

  • A criação artística
  • B produção artística
  • C leitura de obra
  • D contextualização
  • E cultura visual

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

  • A As reintegrações cromáticas podem recompor o tecido pictórico, de forma que os traços, os volumes, os desenhos e as formas sejam refeitos, propiciando, aos olhos do observador, a continuidade entre o que foi reintegrado e o tecido pictórico original.
  • B Avaliando-se a extensão das áreas comprometidas e a visibilidade dessas na composição, é preciso considerar o tamanho da lacuna a ser preenchida.
  • C Quando a área a ser repintada ou retocada for muito visível ou se na pintura houver grandes lacunas é necessário recompor a obra, visando ao seu caráter educativo.
  • D Quando na obra houver grandes lacunas, deve-se admitir que a obra está incompleta e limitar a intervenção ao tratamento de consolidação, mimetizando a lacuna por meio de preenchimento por mancha colorida, estudando-se o tom que melhor se adapte à pintura.
  • E Quando não há registros que possam fornecer dados sobre os desenhos, os traços, as cores e as formas originais da obra, é recomendável a permanência da lacuna, utilizando-se uma coloração que se integre à pintura original.

Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:


I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.


É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

Não corresponde ao universo das Artes Plásticas ou Visuais:

  • A Escultura.
  • B Pintura.
  • C Paisagismo.
  • D Coreografia.

Assim como você gosta de rabiscar um caderno, os habitantes do Brasil pré-histórico também tinham lá suas obras de arte. As pinturas feitas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas, que representavam o cotidiano e crenças dos mesmos são denominadas pelos estudiosos de arte como:

  • A Pinturas rupestres.
  • B Pinturas medievais.
  • C Pinturas rústicas.
  • D Pinturas campestres.