Questões de Linguagem Visual (Educação Artística)

Limpar Busca

O som é uma forma de energia, é vibração de moléculas. A vibração de um corpo qualquer provoca alterações da pressão do ar, causando movimentos, os quais chamamos de ondas. O som é uma onda mecânica que não se propaga no vácuo, somente nos meios sólidos, líquidos e gasosos.
(Berenice de Almeida. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula, 2011)

Quando um som é produzido, percebe-se alguns dos seus elementos constituintes ou parâmetros sonoros, que são

  • A brilho, silêncio, valor e precisão.
  • B matiz, saturação, vibração e pureza.
  • C timbre, altura, intensidade e duração.
  • D voz, notas, melodia e harmonia.
  • E tonalidade, luminosidade, neutralidade e intensidade.

Analise a definição a seguir.

Trata-se de uma poética da dimensão sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência, seres, comportamentos, ideias, pensamentos e conceitos, desacelerando o tempo para que o corpo possa vaguear e coletar impressões, sensações, se deixando invadir pelo saber sensível.

O trecho caracteriza a noção de

  • A belo.
  • B fruição.
  • C estética.
  • D estesia.
  • E contemplação.

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas.

  • A O aspecto objetivo diz respeito à composição visual e à associação de elementos concretos e simbólicos em uma obra, para compreender o que o espectador sente ao contemplá-la.
  • B A observação subjetiva parte da identificação do modo como o artista trata plasticamente o tema da obra, descrevendo o que todos os espectadores veem.
  • C O estudo objetivo relaciona-se ao modo de pintar, uma vez que um mesmo tema pode receber diversos tratamentos, dependendo do contexto histórico e do movimento ao qual o artista pertence.
  • D A investigação subjetiva parte dos elementos visuais da obra de arte e das suas interpretações históricas e psicológicas, escoradas em uma escola de estudo.
  • E A análise de uma obra segundo um ponto de vista formal relaciona-se com o modo de expressão, indagando como o tema é tratado plasticamente.

O contraste claro-escuro pressupõe

  • A a oposição entre matizes que estão em lados opostos do círculo cromático.
  • B o contraste entre cores saturadas, vivas e puras, e dessaturadas, opacas.
  • C a sensação de temperatura gerada pelo impacto da combinação entre cores.
  • D a luminosidade das cores, escurecidas com o preto ou clareadas com o branco.

O conceito de espaço e tempo nas artes visuais é fundamental para a compreensão da perspectiva, da composição e da interação do observador com a obra. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.


1.(__)As obras da arte contemporânea evitam a exploração de elementos espaciais e temporais, pois tais aspectos são considerados irrelevantes para a experiência estética do espectador.


2.(__)O uso da perspectiva linear na arte egípcia do período faraônico é um exemplo do refinamento técnico dessa civilização em representar com precisão a tridimensionalidade do espaço.


3.(__)As experimentações cubistas romperam com a perspectiva renascentista ao representar simultaneamente múltiplos pontos de vista em uma mesma superfície pictórica, desafiando a noção de espaço como unidade fixa e coerente.


A sequência CORRETA é

  • A 1.F, 2.V, 3.F.
  • B 1.V, 2.F, 3.V.
  • C 1.V, 2.F, 3.F.
  • D 1.F, 2.F, 3.V.
  • E 1.V, 2.V, 3.F.