Questões de Ensino da Arte (Educação Artística)

Limpar Busca

De acordo com Caldas, Holzer e Popi (2017), apresenta uma nova possibilidade de aprofundamento do conhecimento da arte, relacionando saberes de outras disciplinas que ajudarão a compreender e expressar-se na linguagem artística para a construção do aprendizado na escola. É fundamental para que os alunos possam construir saberes artísticos, se utilizando de diferentes materiais e produções, hibridizando o saber com as disciplinas do currículo escolar que possuem potencial para construção dos conhecimentos em arte. Os autores estão se referindo à

  • A Interdisciplinaridade.
  • B Interculturalidade.
  • C Cultura Visual.
  • D Metodologia Triangular.

Leia com atenção a citação a seguir:
O termo designa essencialmente toda uma gama de intervenções realizadas no contexto museal, com o fim de estabelecer certos pontos de contato entre aquilo que é exposto (ao olhar) e os significados que estes objetos e sítios podem portar (o conhecimento). Busca, de certo modo, favorecer o compartilhamento de experiências vividas entre os visitantes na sociabilidade da visita, e o aparecimento de referências comuns. Trata-se, então, de uma estratégia de comunicação com caráter educativo, que mobiliza as técnicas diversas em torno das coleções expostas, para fornecer aos visitantes os meios de melhor compreender certas dimensões das coleções e de compartilhar as apropriações feitas. (DESVALLÉS e MAIRESSE, 2013, p. 53)

Os autores estão se referindo ao(à)

  • A Mediação Cultural.
  • B Multiculturalismo.
  • C Cultura Visual.
  • D Apropriação Cultural.

No ensino da arte, o multiculturalismo

  • A considera a diversidade da arte e contribui para o conhecimento da diversidade cultural que a constitui.
  • B contribui para a construção de um discurso artístico único e prioriza as obras dos grandes artistas, reconhecidas e valorizadas pelo mercado.
  • C é uma preocupação antiga dos países colonizadores, por isso apresenta enorme possibilidade educativa.
  • D resulta de um tipo de consciência individual centrada no etnocentrismo, sob uma visão eurocêntrica da arte.
  • E objetiva construir a ideia de que arte é feita por indivíduos brancos do sexo masculino de origem europeia.

O contato com a arte e o incentivo das práticas artísticas promovem o desenvolvimento da cidadania na medida em que

  • A estudam os elementos culturais de forma descontextualizada da realidade.
  • B valorizam a objetividade em detrimento da subjetividade.
  • C incentivam a formação intelectual e racional do indivíduo.
  • D exemplificam interpretações lógicas e lineares da existência humana.
  • E potencializam a formação de um ser humano capaz de integrar a sociedade de forma rica e criativa.

A respeito dos processos avaliativos a partir das produções escolares em artes, assinale a opção correta.

I A avaliação deve valorizar o resultado final em detrimento do aspecto processual envolvido na produção escolar.

II No âmbito de um projeto de montagem de espetáculo de teatro ou de dança, por exemplo, os registros dos ensaios não podem ser aproveitados como material para fins avaliativos.

III O processo avaliativo em artes deve visar, além da confirmação da assimilação de conteúdos, à estimulação da reflexão acerca das formas artísticas.

Assinale a opção correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens I e II estão certos.
  • E Apenas os itens I e III estão certos.