Questões de Ensino da Arte (Educação Artística)

Limpar Busca

Ensinar Arte para desenvolver a imaginação e a sensibilidade exige:

  • A Aprender técnicas de desenho, pintura e escultura.
  • B Estudar os conteúdos que são cobrados nas provas externas.
  • C Promover uma educação profissionalizante.
  • D Ampliar a capacidade de reflexão e autoconhecimento.
Ana Mae Barbosa afirmava, já em 1997, que “o ensino de Arte pode ser um instrumento de aquisição de conceitos, teorias e técnicas que pertencem ao saber arte, podendo também fomentar discussões e dar motivo para reflexões importantes na contemporaneidade [...]” Partindo dessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
  • A A assertiva proporcionou avanços em novos territórios do saber e do ensinar/aprender, fomentando várias propostas diferenciadas para o ensino de arte nas últimas décadas – o que incitou a revisão de atividades pedagógicas condicionadas às práticas da antiga educação artística, mobilizando o pensamento e a reflexão sobre metodologias e repertórios
  • B A frase leva ao entendimento de que a escola é um dos possíveis espaços de produção de conhecimento, garantindo oportunidades de se ampliar repertórios, conhecer outros pontos de vista, ter acesso às culturas diversas, participar ativamente da construção e da produção do próprio saber e em diálogos com as dos colegas
  • C Acrescida de crítica em uma dimensão contextual, local e global, o saber/ensinar arte dá um salto para além da busca pela criatividade e espontaneidade, travando diálogos, debates, desmanche inusitados, que surgem no contato com as próprias manifestações artísticas e culturais
  • D O ensino de Arte é entendido como campo em que não se instauram poéticas de denúncia e resistência, deflagradoras de opressões pessoais, sociais e políticas. Por ser um campo que depende do circuito artístico, se alastram através de produções efêmeras sem sentido, mas capazes de provocar discussões relevantes

Segundo HERNÁNDEZ, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Propiciar experiências de aprendizagem sobre e a partir da _______________, partindo de uma abordagem crítica e performativa, é mais do que uma estratégia de ensino-aprendizagem. 

  • A criação artística
  • B produção artística
  • C leitura de obra
  • D contextualização
  • E cultura visual

Segundo IAVELBERG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escola construtivista enfatiza as questões sociais da atualidade, temas transversais que perpassam todas as áreas de conhecimento. ( ) A escola construtivista aplica atividades com uso de tema gerador, com participação de uma área do conhecimento. ( ) A escola construtivista enfatiza o ensino de conteúdos, através da reprodução, e não o processo, sendo considerados como verdades absolutas.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.

A Base Nacional Comum Curricular (2018) sugere uma abordagem das linguagens artísticas, Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, que articule seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão; não havendo entre estas qualquer hierarquia ou ordem de atuação pedagógica. Sobre as dimensões citadas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. 2. Refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. 3. Refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, constroem, ou seja, é uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, acontecimentos etc. 4. Refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas.
( ) Criação. ( ) Reflexão. ( ) Crítica. ( ) Fruição.

  • A 1 – 3 – 2 – 4.
  • B 4 –3 – 1 – 2.
  • C 3 – 1 – 4 – 2.
  • D 2 – 1 – 3– 4.
  • E 1 – 2 – 4 – 3.