Prova da Prefeitura de Lajeado Grande - Fonoaudiólogo - ACAFE (2024) - Questões Comentadas

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Epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes das doenças em populações humanas, com o objetivo de propor medidas de prevenção, controle ou erradicação. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(_) A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador de saúde, e é dividida em neonatal (óbitos ocorridos até o 7º dia de vida) e pós-neonatal (óbitos ocorridos de 7 dias a 1 ano de vida).


(_) A mortalidade é um conceito que refere-se à proporção de mortes entre os indivíduos diagnosticados com uma doença.


(_) Dos estudos epidemiológicos, aqueles que têm por objetivo investigar associações causais entre exposição e doença são conhecidos como analíticos.


(_) O estudo de coorte acompanha indivíduos expostos e não expostos a um fator de risco ao longo do tempo, avaliando a incidência de doenças.



A sequência está correta em 

  • A V − V − V − V. 
  • B F − F − V − F. 
  • C V − F − F − V. 
  • D F − F − V − V. 

Um modelo assistencial reflete concepções e paradigmas que orientam a organização do trabalho em saúde, os arranjos institucionais e as práticas assistenciais, considerando tanto o contexto histórico quanto o social e científico. Para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), foram necessárias diversas mudanças de acordo com tempo histórico e contexto. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A Estratégia de Saúde da Família foi introduzida como modelo prioritário para reorganizar a Atenção Básica e promover a integração entre saúde preventiva e curativa.


II. O modelo Preventivista dá ênfase à prevenção de doenças e promoção de saúde, com foco no indivíduo como responsável pelo autocuidado e pela prevenção de riscos.


III. O antigo modelo Médico-Curativo teve origem no paradigma biomédico, focando na doença e promovendo alta eficiência, mesmo com seu baixo custo.


Está correto o que se afirma em 

  • A I e III, apenas. 
  • B II, apenas. 
  • C I e II, apenas. 
  • D I, II e III. 

O transtorno do processamento auditivo central (TPAC) apresenta impactos significativos na aprendizagem da linguagem oral e escrita. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(_) Indivíduos com TPAC apresentam dificuldades exclusivamente em habilidades motoras, sem impacto na aprendizagem linguística.


(_) As alterações auditivas no TPAC decorrem exclusivamente de perda auditiva periférica.


(_) Estratégias pedagógicas, mesmo quando implantadas precocemente, não apresentam impacto significativo para melhorar casos de TPAC, sendo necessárias medidas invasivas.


(_) O TPAC afeta habilidades como atenção, memória auditiva e discriminação sonora, comprometendo o desempenho acadêmico.


A sequência está correta em 

  • A V − V − V − V. 
  • B V − F − F − F. 
  • C F − F − V − V. 
  • D F − F − F − V. 

As emissões otoacústicas (EOAs) são utilizadas na triagem auditiva neonatal para detectar precocemente deficiências auditivas. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.


I. A incidência de deficiência auditiva em neonatos aparentemente normais é avaliada em 1:1000.


II. O diagnóstico precoce de deficiência auditiva em crianças é desejável preferencialmente nos primeiros 2 meses de vida.


III. As EOAs são eficazes como método de triagem auditiva em recém-nascidos, mas não são confiáveis para detectar alterações na função coclear, necessitando de testes adicionais.


Está correto o que se afirma em 

  • A II, apenas.
  • B I, apenas. 
  • C I e III, apenas. 
  • D I, II e III. 

A abordagem de Vygotsky destaca a interação entre linguagem e cognição no desenvolvimento da fala. Essa abordagem pode ser utilizada inclusive para elucidar algumas teorias acerca da gagueira. Sabendo disso, é correto afirmar que:

  • A A abordagem de Vygotsky ignora o papel do meio social na gênese de distúrbios da fala, como a gagueira.
  • B A perspectiva vygotskyana sugere que a gagueira ocorre devido à incapacidade de integração entre processos cognitivos e motores durante a fala.
  • C Para Vygotsky, a gagueira pode ser explicada como resultado de falhas na transição entre linguagem externa e interna, associadas ao contexto socio-histórico. 
  • D A perspectiva de Vygotsky considera a gagueira exclusivamente como um problema de processamento motor.