Questões de Audiologia (Fonoaudiologia)

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Assinale a alternativa que descreve uma prática pedagógica eficaz para promover a inclusão de alunos com deficiência auditiva em salas de aula regulares.

  • A Adotar abordagens pedagógicas diferenciadas, com recursos visuais, legendas e Libras, para garantir a acessibilidade e a participação ativa dos alunos.
  • B Desenvolver práticas pedagógicas que se concentram predominantemente em aspectos sociais e comportamentais.
  • C Modificar o currículo durante as avaliações, mantendo as atividades e a metodologia de ensino padronizadas.
  • D Modificar o conteúdo de maneira substancial, excluindo sempre que possível atividades orais, para reduzir as dificuldades dos alunos com deficiência auditiva.
  • E Priorizar atividades de leitura e escrita, limitando interações orais ou em grupo.

A literatura apresenta amplamente os critérios de seleção de candidatos e indicação do Implante Coclear (I.C.) nas diferentes faixas etárias. Essa indicação envolve critérios multifatoriais e a necessidade de avaliação de equipe interdisciplinar. Assinale a alternativa em que o I.C. é contraindicado:

  • A Em adultos pós-linguais, com perda auditiva neurossensorial de grau profundo que não obtiveram benefícios significativos para a percepção de fala com o uso de aparelho de amplificação sonora individual (AASI).
  • B Em crianças menores de 2 anos de idade, pré-linguais, com perda auditiva neurossensorial de grau severo e/ou profundo bilateral.
  • C Nos casos de agenesia de nervo auditivo bilateral.
  • D No caso do candidato adolescente, com perda auditiva neurossensorial de grau profundo, pós-lingual, com adequação psicológica, motivação e expectativa adequada do paciente e da família para uso do implante coclear.
  • E Em idosos pós-linguais, com perda auditiva neurossensorial de grau severo bilateral, sem benefícios para a percepção de fala com AASI.

O órgão sensorial da audição onde estão situadas as células ciliadas externas e as células ciliadas internas é chamado de:

  • A Órgão de corti.
  • B Membrana timpânica.
  • C Nervo coclear.
  • D Canais semicirculares.
  • E Núcleo coclear.

A imitanciometria é um dos exames que compõem a bateria da avaliação audiológica básica. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

( ) Os dois testes principais da bateria de testes da imitanciometria são a timpanometria e a testagem dos reflexos acústicos.
( ) A presença de um timpanograma Tipo A com reflexos acústicos presentes são indicativos de alteração de orelha média.
( ) Os reflexos acústicos, comumente chamados de reflexos estapédicos ou estapedianos, referem-se a uma contração bilateral e simultânea dos músculos tensor do tímpano e estapédio, de forma, decorrente da exposição a um som de forte intensidade.
( ) A testagem dos reflexos acústicos acontece na modalidade ipsilateral e contralateral.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A V-V-V-V.
  • B V-V-V-F.
  • C V-F-V-F.
  • D V-F-V-V.
  • E F-F-F-V.

“A prevalência de perda auditiva neurossensorial severa a profunda varia de 1 a 3 a cada 1000 nascimentos em berçários normais e de 2 a 4 em berçários de risco”. As Emissões Otoacústicas (EOAs) são eficazes para identificar alterações cocleares. Uma das limitações das EOAs é que não identificam alterações de origem neural. O teste recomendado na Triagem Auditiva neonatal, em caso de suspeita de alteração neural é:

  • A Timpanometria com sonda de 1000Hz.
  • B Audiometria de altas frequências.
  • C P300.
  • D Audiometria com reforço visual.
  • E PEATE automático.