Questões de Audiologia (Fonoaudiologia)

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O teste de fala com ruído, que compõe a bateria de testes comportamentais da avaliação do processamento auditivo central, tem como mecanismo fisiológico, habilidade auditiva e prejuízo gnósico, respectivamente,

  • A atenção seletiva / figura-fundo / codificação.
  • B processos temporais / ordenação temporal / organização.
  • C atenção seletiva / fechamento / decodificação.
  • D localização / localização / decodificação.
  • E atenção seletiva / figura-fundo / decodificação.

A prevenção audiológica em bebês e crianças tem como objetivo principal evitar a ocorrência de alterações auditivas. Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma ação de prevenção auditiva.

  • A Medidas de proteção como a imunização, combatendo as moléstias infectocontagiosas tais como a rubéola, a meningite e a caxumba.
  • B Aplicação de anamnese, análise do prontuário hospitalar da criança e observação do comportamental global.
  • C Observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos.
  • D Identificação de comprometimento de orelha externa e/ou média por meio da otoscopia realizada pelo pediatra e o registro da curva timpanométrica.
  • E Avaliação audiológica comportamental realizada em consultas multidisciplinares durante o primeiro ano de vida.

Com relação às possíveis complicações provocadas pela otite média aguda (OMA), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa. ( ) A paralisia ou paresia do nervo facial pode ocorrer durante um episódio de OMA, devido à deiscência óssea do nervo facial. ( ) Clinicamente, a OMA não provoca otalgia nem febre; refere apenas dificuldade de ouvir. ( ) A meningite é a complicação intracraniana mais comum. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – V.
  • D V – V – V.
  • E F – F – F.

Com relação a um programa de reabilitação auditiva, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa. ( ) Uma das metas é maximizar a entrada sensorial e fazer melhor uso da amplificação e das percepções auditiva e visual da fala. ( ) Nem todo indivíduo com dificuldades decorrentes da perda de audição será encaminhado para reabilitação auditiva. ( ) O processamento cognitivo não tem implicação no sucesso e no resultado da reabilitação auditiva. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

A deficiência auditiva pode ser um dos problemas que mais isolamento pode trazer para uma pessoa, especialmente quando ela se manifesta já na primeira infância, que é quando a pessoa começa a se desenvolver e a ter contato com o mundo exterior. É correto afirmar:

  • A A audiometria tonal liminar é fundamental para o processo diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando os valores obtidos com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro.
  • B A pesquisa de Reflexo Acústico é realizada a partir de um estímulo de baixa intensidade, o que possibilita a contração dos músculos da orelha média, principalmente o estapédio.
  • C Logoaudiometria é um teste que avalia a habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer problemas auditivos.
  • D A timpanometria é utilizada para avaliar o funcionamento e integridade da orelha profunda.