Prova da Prefeitura de Iporã do Oeste - Professor - História - AMEOSC (2025) - Questões Comentadas

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A prática pedagógica no ensino de História exige que o professor desenvolva metodologias que favoreçam a problematização do conhecimento histórico. Considerando os pressupostos da didática crítica, indique a alternativa que corresponde a uma estratégia metodológica que rompe com o modelo tradicional e promove a formação da consciência histórica dos estudantes.

  • A Reforçar avaliações mensais compostas apenas por questões objetivas de múltipla escolha para medir o rendimento dos estudantes.
  • B Planejar aulas expositivas baseadas em livros didáticos, garantindo a sequência cronológica dos eventos e a memorização dos fatos.
  • C Utilizar o ensino de projetos para investigar questões históricas a partir de fontes diversas, integrando saberes e experiências do cotidiano dos alunos.
  • D Adotar uma abordagem neutra dos conteúdos históricos, evitando temas que envolvam conflitos sociais ou debates políticos.

Na elaboração de um plano de aula para a disciplina de História, é importante que o professor considere alguns elementos essenciais que orientam o desenvolvimento das atividades em sala. Entre os aspectos fundamentais nesse processo, podemos citar:

  • A Priorizar o uso de recursos tecnológicos, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao conteúdo da aula.
  • B Definir a habilidade que pretende desenvolver com os seus alunos no tema escolhido.
  • C Escolher conteúdos aleatórios para estimular a curiosidade dos alunos.
  • D Usar sempre o mesmo plano de aula, a fim de garantir a mesma percepção do estudante.

Considere a seguinte situação:

Em uma escola pública, um aluno de 13 anos foi suspenso por três dias após envolvimento em um conflito verbal com um colega. Durante a reunião com a direção, o responsável legal do estudante questionou a medida, afirmando que não houve escuta prévia nem alternativa pedagógica. À luz da Lei nº 8.069/90, qual princípio jurídico-pedagógico deveria nortear a conduta da escola nesse tipo de situação?

  • A A proteção integral assegura o direito à educação, sendo as medidas disciplinares aplicadas com respeito à dignidade, ao contraditório e ao desenvolvimento da criança e do adolescente.
  • B A autonomia institucional da escola deve prevalecer, garantindo à gestão escolar a liberdade para aplicar sanções disciplinares com base no regimento interno, independentemente de consulta à família.
  • C A medida socioeducativa de advertência escrita deve ser aplicada diretamente pela direção escolar, sem necessidade de mediação ou escuta do estudante envolvido.
  • D A responsabilidade pela disciplina dos estudantes recai sobre os pais, cabendo à escola apenas comunicar os fatos e registrar a ocorrência.

Sobre o papel das mulheres na Primeira Guerra Mundial, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.(__) Durante a Primeira Guerra Mundial, embora milhões de homens tenham sido mobilizados para o front, a atuação feminina permaneceu restrita a funções domésticas e ao cuidado infantil. Sua participação em áreas industriais e de transporte não era autorizada, sendo limitada, em termos de apoio ao front, a serviços médicos como enfermagem e condução de ambulâncias, especialmente sob a coordenação da Cruz Vermelha.
2.(__) Durante a Primeira Guerra Mundial, a atuação feminina foi ampla e institucionalizada, com programas estatais voltados ao recrutamento de mulheres como: exércitos auxiliares femininos (como o Women's Army Corps nos EUA e a Auxiliary Territorial Service no Reino Unido); engajamento agrícola no Women's Land Army; e trabalho industrial especializado, inclusive em produção de aeronaves, tanques e munição.
3.(__) A contribuição feminina à Primeira Guerra Mundial fortaleceu os argumentos do movimento sufragista, que pleiteava o direito ao voto. Isso resultou em conquistas como direito de voto para mulheres acima de 30 anos no Reino Unido (1918) e expansão gradual desse direito em outras nações europeias e nos EUA.

A sequência CORRETA é:

  • A 1.V, 2.F, 3.F.
  • B 1.F, 2.F, 3.V.
  • C 1.V, 2.V, 3.F.
  • D 1.F, 2.V, 3.F.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve refletir o compromisso ético, político e social da escola com a formação humana. Em relação à sua função no cotidiano escolar, qual alternativa expressa uma concepção crítica e transformadora do PPP?

  • A O PPP deve articular os fundamentos pedagógicos com a escuta ativa da comunidade, orientando as ações educativas com base no contexto local.
  • B A construção do PPP deve ocorrer em momentos de avaliação externa, priorizando os indicadores de desempenho como eixo central.
  • C O PPP deve concentrar-se na organização administrativa da escola, assegurando a execução do calendário e a distribuição de turmas.
  • D A atualização do PPP é de responsabilidade da gestão escolar, sendo desnecessária a consulta às instâncias colegiadas.